17/02/2021 às 18h00min - Atualizada em 17/02/2021 às 18h00min

As inscrições estão abertas para o maior Torneio de Robótica do Brasil

Etapa paraense inscreverá equipes até o dia 12 de março para o evento que será online

SESI Pará
Com edição do Belém.com.br
No Desafio do Robô, as equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução das tarefas (Foto tirada na edição de 2019 por Diego Campos)

    
As inscrições para o Torneio de Robótica
First Lego League - Challenge, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), estão abertas. Até 12 de março, equipes compostas por até 10 competidores, e direcionadas por dois treinadores adultos, podem se inscrever no canal do Torneio de Robótica para competir nas etapas regionais.
 
Pelo segundo ano consecutivo, o Sesi Pará, como suboperador oficial, realizará a competição. A novidade este ano é que, em função da pandemia, a competição será realizada remotamente, e seu principal ambiente de avaliação será pela First REH (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. A funcionalidade da ferramenta será apresentada durante uma live no dia 24 de fevereiro, para técnicos, equipes e demais interessados, no
canal do Youtube e na página do Facebook da instituição.
 
"Ano passado já foi um desafio realizar a competição pela primeira vez no estado e este ano o desafio é organizar um torneio online. Mas o Sesi Pará está preparado, pois vínhamos participando de outras competições nesse mesmo estilo. Sem contar que o mundo virtual já é uma realidade no dia a dia das nossas escolas", ressalta Márcia Arguelles, Gerente Executiva de Educação do Sesi Pará.
 
Regras
 
Para participar do Torneio, os competidores devem ter de 9 a 16 anos e podem representar uma escola pública ou particular, clube, organização ou simplesmente montar um time formado por um grupo de amigos, mais conhecido como equipes de garagem. O Sesi recomenda o número mínimo de quatro competidores por time. As demais regras da competição estão
no mesmo site onde são feitas as inscrições.
 
A etapa regional está confirmada para o mês de abril, com o dia a ser definido. As equipes classificadas garantem vaga para o Festival Sesi de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio.
 
Desafios da temporada
 
Para a nova temporada, o tema é RePlay. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Deste modo, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação.
 
É no Desafio do Robô que vemos a magia dos projetos. As equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 15 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos no tapete oficial da competição.
 
Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.
 
Além desses, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.
 
Serviço 
 
Torneio Sesi de Robótica– Regional Pará.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de março.
Inscreva-se
aqui.
Live com orientações sobre o Torneio: 24 de fevereiro,
no canal do Youtube e na página do Facebook do Sesi Pará.
    


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?