27/04/2021 às 17h00min - Atualizada em 27/04/2021 às 17h00min

Enade 2021 pode ocorrer em novembro; saiba mais

Inep deve divulgar o edital em junho

Agência Brasil
Com edição do Belem.com.br
A proposta é aplicar a prova para cerca de 470 mil estudantes de cursos do chamado Ciclo II. (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

          
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a intenção de aplicar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para alunos dos 30 cursos que compõem o chamado Ano II do Ciclo Avaliativo, em novembro deste ano. Os candidatos devem estar atentos, pois a data poderá ser alterada conforme a situação da pandemia no país. O edital deve ser divulgado pelo Inep no mês de junho.


Mudanças

A prova deveria ter sido aplicada no dia 22 de novembro de 2020, mas foi adiada com o aval da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19 e os impactos da crise sanitária no cronograma de aulas das instituições de ensino superior de todo o país.

A proposta de aplicar a prova para cerca de 470 mil estudantes de cursos do chamado Ciclo II foi aprovada na última reunião da comissão, na quinta-feira (22) passada. De acordo com o presidente da Conaes, o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Mário César Barreto Moraes, a ata da reunião ainda precisa ser aprovada, o que, segundo ele, é mera questão de formalidade.

O Inep confirmou o cronograma, contudo, fez uma ressalva: a data pode voltar a ser alterada em função da evolução da crise sanitária decorrente da pandemia da covid-19. O edital deve ser publicado em junho.

Sobre o Enade

Aplicado desde 2004, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia em relação às diretrizes curriculares, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. 

No ano passado, cerca de 470 mil estudantes de cursos vinculados a 30 diferentes áreas que compõem o chamado Ano II do Ciclo Avaliativo do exame deveriam ter participado das provas.

Dezessete cursos de licenciatura, dez de bacharelado e três de tecnologia devem ser avaliados na aplicação do Enade ao Ano II do Ciclo Avaliativo. São eles:

Licenciatura

Artes visuais
Ciência da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Educação física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras – inglês
Letras – português
Letras – português e espanhol
Letras – português e inglês
Matemática
Música
Pedagogia
Química

Bacharelado

Ciência da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Design
Educação física
Filosofia
Geografia
História
Química
Sistemas de informação

Tecnológico

Tecnologia em análise desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Tecnologia em redes de computadores


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?