30/10/2021 às 10h30min - Atualizada em 30/10/2021 às 10h30min

Confira as recomendações sanitárias para o Dia de Finados

Mais de 70 mil pessoas são esperadas nos cemitérios da Grande Belém

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
O uso de álcool próximo a velas acesas é um risco à segurança nos cemitérios. (Foto: Oswaldo Forte)

 

Com a proximidade do feriado de 2 de novembro, Dia de Finados, órgãos públicos orientam a população sobre os cuidados preventivos contra a covid-19 durante o período de visita aos cemitérios da Região Metropolitana de Belém. Só no cemitério de Santa Izabel e São Jorde, em Belém, são esperados 45 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo.

 

Por ser um período intenso de visitação nos cemitérios, a Seurb solicita que o público antecipe as visitações para evitar aglomerações no Dia de Finados. Segundo a secretaria, os espaços já vinham se preparando para receber o público desde o começo desta semana. 

 

Já a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) disponibilizou a nota técnica com recomendações sanitárias para o feriado prolongado do Dia de Finados. O documento, que pode ser acessado pela internet, traz orientações tanto para os responsáveis pelos cemitérios quanto para os visitantes.

 

Um dos alertas para a população é a respeito da atenção necessária para o uso de álcool, que deve ser feito longe de velas acesas, devido ao alto risco de provocar queimaduras e incêndios. Já aos responsáveis pelos cemitérios, a recomendação é que ampliem os horários de funcionamento dos espaços e determinem o horário entre 6h e 9h para a visita de pessoas do grupo de risco da covid-19. Além disso, não é recomendado exceder 75% de ocupação da capacidade do espaço. Caso haja filas nas entradas, o atendimento deve seguir ordem de prioridade e observar o distanciamento de 1,5m.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?