Com a proximidade do feriado de 2 de novembro, Dia de Finados, órgãos públicos orientam a população sobre os cuidados preventivos contra a covid-19 durante o período de visita aos cemitérios da Região Metropolitana de Belém. Só no cemitério de Santa Izabel e São Jorde, em Belém, são esperados 45 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo.
Por ser um período intenso de visitação nos cemitérios, a Seurb solicita que o público antecipe as visitações para evitar aglomerações no Dia de Finados. Segundo a secretaria, os espaços já vinham se preparando para receber o público desde o começo desta semana.
Já a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) disponibilizou a nota técnica com recomendações sanitárias para o feriado prolongado do Dia de Finados. O documento, que pode ser acessado pela internet, traz orientações tanto para os responsáveis pelos cemitérios quanto para os visitantes.
Um dos alertas para a população é a respeito da atenção necessária para o uso de álcool, que deve ser feito longe de velas acesas, devido ao alto risco de provocar queimaduras e incêndios. Já aos responsáveis pelos cemitérios, a recomendação é que ampliem os horários de funcionamento dos espaços e determinem o horário entre 6h e 9h para a visita de pessoas do grupo de risco da covid-19. Além disso, não é recomendado exceder 75% de ocupação da capacidade do espaço. Caso haja filas nas entradas, o atendimento deve seguir ordem de prioridade e observar o distanciamento de 1,5m.