20/11/2021 às 17h00min - Atualizada em 20/11/2021 às 17h00min

Enem 2021: confira dicas para controlar a ansiedade e o estresse pré-prova

Especialistas explicam como cuidar da saúde mental do participante

Camila Guimarães
Equipe Belem.com.br
Algumas técnicas podem ser aplicadas antes de cada prova. (Foto: Shutterstock)

        
Nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro, ocorrem em todo o Brasil as aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio 2021. Sendo o Enem a principal porta de entrada no Ensino Superior, é natural que os participantes se sintam ansiosos. Mas esse sentimento também pode ser um problema na hora da prova e é necessário saber lidar com ele. Confira as orientações de especialistas em saúde mental.

Cansaço e controle emocional

Segundo o professor de matemática, Antônio Teles, do cursinho Calculus e Tutorial Teles, é comum notar mudanças no comportamento dos alunos conforme se aproxima os dias das provas. “Temos muitos alunos já cansados de anos de estudos e, principalmente agora, com as mudanças que passamos em decorrência da pandemia. Também notamos um aumento na ansiedade, neste momento para o qual eles se prepararam o ano todo. Toda a pressão que envolve dois dias de prova vem à tona nestes dias finais de preparação”, comenta o professor.

Essa ansiedade, segundo a psicóloga clínica Larissa Sales, é um sentimento natural, que pode até ser benéfico, no sentido de fazer com que o aluno fique atento às demandas do exame. Mas, quando o participante apresenta ansiedade em excesso, o sentimento pode prejudicar seu desempenho.

“É comum que os(as) candidatos(as) fiquem ansiosos em razão da prova, afinal, estão em jogo anos de estudo que definirão o futuro profissional dessa pessoa. A prova é extensa e acaba indo além de um teste de conhecimento de conteúdo, sendo também um teste de empenho e controle emocional”, afirma a especialista.

Os limites da ansiedade

Mas, afinal, como saber quando a ansiedade está passando dos limites considerados saudáveis? Larissa Sales explica que é necessário se atentar aos sintomas que a ansiedade patológica manifesta no organismo.

“Devem ser observados os fatores de intensidade e duração de alguns sintomas físicos e emocionais que a pessoa possa estar notando, como: sudorese excessiva, tensão muscular, frequente estado de alerta, insônia e taquicardia. Vale mencionar que o sentimento de ansiedade (caracterizado por ser passageiro) é diferente do Transtorno de Ansiedade Generalizada, o TAG. Quem lida com o TAG deve fazer um tratamento adequado (psicológico por vezes acompanhado do psiquiátrico) e seguir estratégias específicas para lidar com essa situação”, define.

Para quem busca controlar a ansiedade até os dias das provas, Larissa Sales alerta: não existe uma fórmula pronta.

“Cada sujeito tem o seu funcionamento psíquico. O que serve para uma pessoa não vai fazer o mesmo efeito em outra. No entanto, sabemos que uma ótima noite de sono é fundamental; fazer revisão do conteúdo; estudar a partir de provas anteriores e treinar a redação também são válidos para testar o tempo de execução das questões e redação. Também é interessante não exagerar na alimentação na véspera da prova, praticar uma atividade prazerosa de lazer antes do dia do exame para que a mente possa se distrair e relaxar”.

Técnicas ocupacionais

Do ponto de vista da terapia ocupacional, a ansiedade também pode ser controlada para que o aluno consiga trazer à memória os conteúdos estudados, evitando que a mente seja tomada por pensamentos ansiosos na hora da prova. A terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental, Lilian Vaughan, explica como isso é possível a partir de algumas técnicas:

“Antes de iniciar a prova, é possível colocar em prática alguma técnica de respiração que o participante já tenha aprendido; elaborar uma frase positiva para iniciar a prova, como ‘a tranquilidade habita em mim’, ou outro mantra que possa repetir para si. Quando se perceber muito ansioso, com o pensamento em fuga para outro lugar, também é possível buscar o foco por meio de exercícios de concentração no ambiente ao seu redor, recorrendo aos sentidos: ‘o que eu vejo?’, ‘o que eu escuto?’, ‘quais são os cheiros?’, ‘qual a sensação térmica?’”, orienta a terapeuta.

Lilian Vaughan também explica o que é possível fazer quando o participante tiver “um branco”, ou seja, um apagão na memória com relação à resposta de alguma questão, situação que é muito frequente em momentos de estresse, como o da prova:

“Quando a gente tem aquela sensação de que sabe, mas não lembra a resposta, o ideal é não se ‘forçar’ a lembrar, pois isso só vai causar mais estresse e pode trazer à tona outros pensamentos de insuficiência ou frustração. Se puder dar uma pausa, respirar profundamente e aos poucos ir induzindo os pensamentos a caminho da resposta que você quer, perfeito. Por exemplo: ‘deu branco sobre uma fórmula usada na matemática’, então ao respirar fundo e fechar os olhos, você pode ir lembrando onde estava quando estudou sobre isso, que professor deu essa matéria, onde você anotou e assim por diante. Se não houver tempo para isso, pois sei que tempo é ouro no Enem, siga para outras questões e depois retorne”, ensina a especialista.

Resumo das principais dicas para lidar com a ansiedade pré-Enem:

Agende um dia para se organizar antes da prova: a hora que pretende acordar, o que vai tomar de café da manhã, o material e documentos que deverá levar, o que pretende levar para comer, que roupa vai vestir e o que mais achar necessário.

Defina um momento para não pensar no Enem: pratique uma atividade relaxante, fique perto de quem você gosta.

Separe um dia para visitar o local da prova: principalmente quando você não conhece previamente o endereço, pois ajuda a pensar a melhor rota para não se atrasar no dia do exame.

Não force os estudos: às vésperas da prova, a mente precisa relaxar para poder resgatar tudo que já aprendeu.

Experimente técnicas de relaxamento: meditação guiada, respiração (alguns aplicativos ajudam a praticar, como o Calm e Meditopia); escutar músicas de maior agrado, assistir a filmes e séries (respeitando o horário do sono) etc.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?