26/11/2021 às 14h00min - Atualizada em 26/11/2021 às 14h00min

'Feira Preta' e 'Percurso Comentado' ocorrem no fim de semana, em Belém

Eventos encerram as celebrações de novembro da Consciência Negra

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Apresentações artísticas fazem parte da programação. (Foto: Reprodução/Internet)
                              
Para encerrar as celebrações pelo mês da Consciência Negra, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza, neste sábado (27), a Feira Preta: Encontro de Afro-Empreendimentos e Mostras Artísticas, no Teatro Gasômetro, das 10h às 22h. Já no domingo (28),
 ocorre mais uma edição do "Percurso Comentado", às 9h, com concentração no Mercado de Carne, em Belém. O passei vai discorrer sobre "a presença africana no bairro da Campina".

Feira Preta

Neste sábado (27), a Feira Preta ocorre no Teatro Estação Gasômetro, das 10h às 20h, com empreendedores dos segmentos de moda, artesanato e gastronomia, além de apresentações musicais, exibição de filmes, roda de conversas e debates.

A programação inicia com o show da banda Axé Dudu e, a partir das 14h, começa a mostra Tela Preta, com exibição de curtas que têm a curadoria do projeto CINE CLUB TF. Em exibição estarão o documentário "O Amor Tem Cheiro de Pimenta e Cominho", de Ismael Machado; o minidocumentário "Poame-se: Amor, Liberdade e Poesia Preta", dirigido por Fernando Segtowick; e o minidocumentário "Cine Dance: O Pulsar do Corpo Preto", com direção de Henrique Lobato.

A partir das 16h, ocorre o debate "Os 50 anos da Consciência Negra no Pará", com mediação da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ativista do movimento negro no Pará, Zélia Amador de Deus. Às 17h, tem mais debate com o tema "Enfrentamento ao Racismo Estrutural e Institucional" e mediação da doutora em Direitos Humanos pela UFPA e defensora pública do Estado do Pará, Andreia Macedo Barreto.

A mostra de Música Preta inicia às 18h, com o Hip Hop de Slam Dandaras do Norte, Dra. Poesia, Liz, Kassy, Suellen, Cacau, Jacke Sainha, Jothan Netto, Layza, Key, Francine, Dry, Roberta Tavares e Shaira Mana Josy. A programação encerra às 19h, com show de encerramento com Jeff Moraes e Banda.

Percurso comentado

No domingo (28), ocorre mais uma edição do Percurso Comentado, às 9h, com concentração no Mercado de Carne, em Belém. Com o tema "Encostas Negras: a presença africana no bairro da Campina", o passeio irá percorrer o Centro Histórico de Belém e terá a participação do professor mestre Diego Santos (Unama/Seduc), com pesquisas dedicadas ao tráfico de escravos no período colonial. Os interessados devem estar no local de concentração no horário de saída. Não é necessário inscrição. O uso de máscara continua indispensável.

Serviço
"Feira Preta"
Data: Sábado (27)
Hora: De 10h às 20h 
Local: Teatro Estação Gasômetro

Serviço
"Percurso Comentado"
Data: Domingo (28)
Hora: 9h da manhã 
Local: Mercado de Carne, em Belém.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?