Apresentações artísticas fazem parte da programação. (Foto: Reprodução/Internet)
Para encerrar as celebrações pelo mês da Consciência Negra, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza, neste sábado (27), a Feira Preta: Encontro de Afro-Empreendimentos e Mostras Artísticas, no Teatro Gasômetro, das 10h às 22h. Já no domingo (28), ocorre mais uma edição do "Percurso Comentado", às 9h, com concentração no Mercado de Carne, em Belém. O passei vai discorrer sobre "a presença africana no bairro da Campina".
Feira Preta
Neste sábado (27), a Feira Preta ocorre no Teatro Estação Gasômetro, das 10h às 20h, com empreendedores dos segmentos de moda, artesanato e gastronomia, além de apresentações musicais, exibição de filmes, roda de conversas e debates.
A programação inicia com o show da banda Axé Dudu e, a partir das 14h, começa a mostra Tela Preta, com exibição de curtas que têm a curadoria do projeto CINE CLUB TF. Em exibição estarão o documentário "O Amor Tem Cheiro de Pimenta e Cominho", de Ismael Machado; o minidocumentário "Poame-se: Amor, Liberdade e Poesia Preta", dirigido por Fernando Segtowick; e o minidocumentário "Cine Dance: O Pulsar do Corpo Preto", com direção de Henrique Lobato.
A partir das 16h, ocorre o debate "Os 50 anos da Consciência Negra no Pará", com mediação da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ativista do movimento negro no Pará, Zélia Amador de Deus. Às 17h, tem mais debate com o tema "Enfrentamento ao Racismo Estrutural e Institucional" e mediação da doutora em Direitos Humanos pela UFPA e defensora pública do Estado do Pará, Andreia Macedo Barreto.
A mostra de Música Preta inicia às 18h, com o Hip Hop de Slam Dandaras do Norte, Dra. Poesia, Liz, Kassy, Suellen, Cacau, Jacke Sainha, Jothan Netto, Layza, Key, Francine, Dry, Roberta Tavares e Shaira Mana Josy. A programação encerra às 19h, com show de encerramento com Jeff Moraes e Banda.
Percurso comentado
No domingo (28), ocorre mais uma edição do Percurso Comentado, às 9h, com concentração no Mercado de Carne, em Belém. Com o tema "Encostas Negras: a presença africana no bairro da Campina", o passeio irá percorrer o Centro Histórico de Belém e terá a participação do professor mestre Diego Santos (Unama/Seduc), com pesquisas dedicadas ao tráfico de escravos no período colonial. Os interessados devem estar no local de concentração no horário de saída. Não é necessário inscrição. O uso de máscara continua indispensável.
Serviço "Feira Preta" Data: Sábado (27) Hora: De 10h às 20h Local: Teatro Estação Gasômetro
Serviço "Percurso Comentado" Data: Domingo (28) Hora: 9h da manhã Local: Mercado de Carne, em Belém.