07/01/2022 às 16h20min - Atualizada em 07/01/2022 às 16h20min

Ministério da Saúde informa que isolamento por covid-19 pode diminuir

Segundo pasta, o veredito será tomado após reunião técnica

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Brasil
O isolamento de pessoas com covid-19 pode diminuir para cinco dias. (Foto: Divulgação)
               
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse nesta sexta-feira (7) que o tempo de isolamento para pacientes assintomáticos que testam positivo para Covid-19 “possivelmente” será reduzido de dez para cinco dias.


Segundo o ministro, o veredito será tomado após reunião técnica. "É possível que adotemos essa mesma conduta. Isso está em estudo na área técnica, na Secretaria de Vigilância e Saúde, e hoje tenho reunião com os secretários para tratar desse tema”, disse o ministro.

Ainda de acordo com o titular da pasta, a medida já está sendo tomada em outros locais do mundo. "A redução está sendo adotada em outros países e tem acento em evidências científicas", completou.

Isolamento

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, no atual momento da pandemia, todo paciente com sintomas de “resfriado ou gripe” pode ter COVID-19 e deve ficar imediatamente em isolamento respiratório no período de dez dias, procurando atendimento médico por consulta presencial ou por teleconsulta.

Pacientes sintomáticos com suspeita de COVID-19 devem ser submetidos preferencialmente ao exame de RT-PCR, com material coletado da nasofaringe por swab, idealmente na 1ª semana de sintomas. Esse exame tem 60% a 80% de sensibilidade. Se o resultado for positivo para COVID-19, confirma o diagnóstico, já que resultados falso-positivos são raros. Se o resultado for negativo, mas a suspeita clínica for forte, o paciente também deve completar 10 dias de isolamento respiratório, já que o RT-PCR pode ser falsonegativo, e deve considerar repetir o exame.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?