A prova dá direito ao certificado do ensino fundamental ou médio. (Foto: Reprodução/Agência Pará)
A partir desta segunda-feira (10), serão divulgados os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2021.
Quem optou por receber as declarações pela Seduc, a listagem com os candidatos aptos estará disponível na segunda-feira (10), no site da Seduc. Logo após, os selecionados poderão se dirigir ao Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) mais próximo do seu município, com um comprovante que será gerado também no site da instituição, e qualquer documento oficial com foto, para que as certidões sejam emitidas.
A documentação só poderá ser expedida de maneira presencial, nas seguintes unidades:
Ceeja Abaetetuba - Profª Maria Oscarina Silveira - Rua Jairlândia, s/n, bairro Algodoal. Telefone: (91) 3751-1009
Ceeja Belém - Profº Luiz Octávio Pereira - Rua Deodoro de Mendonça, s/n, bairro São Brás. Telefone: (91) 3249-6070.
Ceeja Marabá - Profª Tereza Donato Araújo - Rodovia Transamazônica (Agrópolis do Incra), s/n, bairro Amapá. Telefone: (94) 3324-2717.
Ceeja Xinguara - Profª Violeta Refkalefsky Loureiro - Rua Brasil, s/n, bairro Centro. Telefone: (94) 3426-1856.
Encceja
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada, e que atendam aos requisitos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9.394, entre eles: ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas, para quem busca a certificação no ensino fundamental. Já os que procuram a certificação no ensino médio, é preciso que os candidatos tenham a idade mínima de 18 anos completos na data das provas.
Para efetuar as inscrições é necessário ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal do Brasil. As avaliações são aplicadas em um único dia, pela manhã e à tarde, obedecendo aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e ensino médio.
As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. O exame é composto por quatro provas objetivas, sobre diferentes áreas do conhecimento, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.