02/02/2022 às 11h12min - Atualizada em 02/02/2022 às 11h12min

Crianças e jovens de Belém podem participar do "Danças de Mairi dos Povos"

O projeto vai atender moradores de vários bairros da capital

Belem.com.br
Com informações da Agência Belém
O lançamento do projeto ocorreu no Solar da Beira. (Foto: Marcos Barbosa / Comus Belém)
                                                                                                           
Com o objetivo de formar e ensinar crianças e jovens, além de homenagear os povos indígenas, a Prefeitura de Belém lançou, nessa semana, o projeto "Dança de Mairi dos Povos". A cerimônia de lançamento foi realizada no Solar da Beira e contou apresentação da dança "Mairi". O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), participou do evento. 

O projeto "Dança de Mairi dos Povos" também tem a vertente social e busca atrair a comunidade, por meio da dança, além de homenagear os ancestrais indígenas com o nome "Mairi", como era chamada a cidade de Belém pelos Tupinambás 

"A Dança de Mairi dos Povos é inspiração, para formação de projetos com caráter artístico e social, onde a dança é a base para o desenvolvimento de toda uma pedagogia voltada para inclusão social e a produção do conhecimento sobre a cidade. Então, as crianças dançarão e aprenderão sobre o seu papel, refletirão sobre o seu papel nesse mundo e a importância de suas vidas para construir um mundo onde todos tenham direito a dançar, direito à música, ao cinema e outras artes", explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

No primeiro momento, o projeto atenderá 12 crianças, que serão coordenadas pelas professoras de balé clássico, O' Juara e Keyla Barros. Todas receberão uma bolsa de estudo para ajudar a custear transporte e material.

A professora O'Juara detalhou as etapas do projeto. "É uma inciativa que busca a interdisciplinaridade e dança como campo de conhecimento independente. A ideia é incentivar os nossos alunos a usar a arte como um combustível propulsor para eles alcançarem outros voos e, principalmente, investigar essa memória de Belém que foi apagada, essa memória que é mairi ancestral", disse.

Os alunos serão divididos em duas turmas, os que já possuem conhecimento de dança e os que nunca tiveram contato com a arte. O projeto vai atender crianças de diversos bairros de Belém, como Jurunas, Guamá e Terra Firme.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?