23/03/2022 às 09h48min - Atualizada em 23/03/2022 às 09h48min

Ananindeua recebe um dos mais importantes torneios de robótica do Brasil

"Torneio SESI de Robótica First Lego League" será realizado até hoje (23)

Com edição do Belem.com.br
Assessoria de Imprensa
O evento ocorre no Sesi em Ananindeua. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                 
A maior competição de robótica educacional do Brasil retorna ao Estado do Pará neste mês de março. O "Torneio SESI de Robótica First Lego League" será realizado nos dias 22 e 23 de março e vai reunir mais de 160 participantes dos Estados do Pará, Amapá e Roraima, localizados na região Norte do Brasil. O evento será realizado no SESI Ananindeua, localizado na rodovia Mário Covas, no bairro do Coqueiro, com visitação liberada para pessoas vacinadas contra a Covid-19, mediante apresentação da carteirinha de vacinação.

Esta será a segunda edição do evento realizada de maneira presencial no estado do Pará – ano passado a competição foi on-line, como medida de prevenção à Covid-19. As 33 equipes inscritas participarão da categoria Challenge do "Torneio de Robótica FIRST LEGO League", que desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

A temporada 2022 foi batizada de Cargo Connect e é voltada para o desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Durante os dois dias de evento será possível conhecer os projetos criados pelos estudantes e quais as soluções inovadoras que eles propõem para o futuro do transporte. 

“É uma alegria muito grande poder voltar a realizar o evento de maneira presencial. O Torneio avalia o desempenho dos participantes em categorias diversas como na criação de projetos de inovação, na construção e programação dos robôs, mas sem perder de vista a diversão e o aprendizado. Nossa primeira edição presencial foi um grande sucesso e acreditamos que esta será ainda maior e melhor”, garante Márcia Arguelles, gerente executiva de Educação do SESI Pará.


Competição

No Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, a um clube, a uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.

A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada no Brasil pelo SESI desde 2004.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?