22/04/2022 às 15h37min - Atualizada em 22/04/2022 às 15h37min

Roda de Samba Fé no Batuque encerra festividade de São Jorge com show gratuito

A festividade começou no último domingo (17)

Com edição do Belem.com.br
Assessoria de imprensa
Roda de Samba Fé no Batuque marcará presença no evento. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                              
O grupo Roda de Samba Fé no Batuque encerra a 1ª Festividade de São Jorge e Ogum com um show gratuito, neste domingo (24), e a distribuição de feijoada à comunidade, na sede do Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana, no distrito de Outeiro, em Belém. A programação faz alusão ao Dia de São Jorge, celebrado nacionalmente no dia 23 de abril, e ao Orixá-Guerreiro Ogum, que, nas religiões de matriz africana, faz sincretismo com o santo.


A festividade iniciou no domingo de Páscoa, 17 de abril, com um cortejo pelas ruas de Outeiro, missa para São Jorge e levantada do mastro. Ao longo da semana, foram realizados ladainhas, bingos, leilões e vendas de comidas típicas e artigos de fé. No sábado, 23 de abril, um tambor homenageia o Orixá. Para encerrar, no domingo (24), a festividade encerra com show do grupo Roda de Samba Fé no Batuque e a tradicional entrega da Feijoada de Ogum.

São Jorge ainda é tido como padroeiro dos sambistas. Sob o comando de Geraldo Nogueira, a Roda de Samba Fé no Batuque é quem vai animar o encerramento da homenagem. “É a primeira vez que a gente toca nesse centro de Umbanda de muito respeito, luz e axé. O espaço é aberto para receber a todos os devotos de São Jorge com muito acolhimento e samba”, conclui Geraldo.

Segundo Suely Tanaka, conhecida como Mãe Suely de Yansã, organizado do evento, o objetivo é resgatar a devoção ao Santo no distrito, promover a cultura afro e combater a intolerância religiosa.

“São Jorge e Ogum representam a força de luta. Essa é a primeira edição da festividade voltada a este Santo tão amado pelo povo brasileiro e gostaríamos de convidar a comunidade e população em geral devota do Santo e do Orixá para esta homenagem”, disse.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?