06/05/2022 às 10h31min - Atualizada em 06/05/2022 às 10h31min

Carnaval Nordestino ocorre, em Belém, com direito a frevo

A partir desta sexta-feira (6) até o domingo (8) ocorrem as oficinas de frevo

Rosa Borges - Redação Belem.com.br
Com edição da Redação do Belem.com.br
As apresentações culturais ocorrerão no estacionamento em supermercado localizado no bairro do Jurunas. (Foto: Divulgação / Pinterest)

                                                                                              
Pela primeira vez a cidade de Belém vai vivenciar um carnaval típico nordestino, incluindo os famosos bonecos de Olinda, é a programação Papagus: Mascarados do Frevo, que iniciou no último dia 2 de maio, com oficinas de bonecos gigantes, no bairro do Jurunas.

A ação cultural é produzida pela OMF Projetos de Eventos e Marketing e patrocinada pelo Supermercado Atacadão e pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação também é apoiada pela Prefeitura de Belém junto a Fundação Cultural de Belém - Fumbel.

As oficinas de bonecos têm sua culminância nesta quinta-feira (5) e terão como resultado concreto dois exemplares gigantes, que homenageiam Nilson Chaves e Elói Iglesias, artistas reconhecidos da cultura paraense. A oficina ocorre na sala de treinamento do Supermercado Atacadão, no bairro do Jurunas e foi ministrada por Gustavo Camelo, artista plástico de Olinda(PE), com mais de 20 anos de experiência na produção de bonecos gigantes.

A partir desta sexta-feira (6) até o domingo (8) ocorrem as oficinas de frevo, ministradas por Wanderley Oliveira, dançarino, professor de dança, coreógrafo, acadêmico de educação física, coordenador da Cia de Dança Esportiva Exibela e campeão brasileiro de dança esportiva em Cadeira de Rodas.

As apresentações culturais ocorrerão no estacionamento do supermercado Atacadão, no Jurunas, próximo ao Portal da Amazônia e tem a apresentação oficial de Leandro França. Veja programação completa no final da matéria.

Segundo Olívio Rafael, produtor executivo do projeto, Belém é uma capital com vasta cultura à exemplo de Recife. Ele detalha como o projeto foi gerado. “A ideia foi juntar as duas culturas do norte e nordeste em um projeto só e fazer uma grande apresentação cultural durante três dias de evento”, reforçou.

Ele revelou que a pandemia obrigou a classe artística a paralisar um pouco suas atividades criativas. “Nesse cenário pós-pandemia a cadeia produtiva cultural foi muito prejudicada. Um projeto dessa magnitude vai ajudar muito a produção cultural aqui de Belém, além da troca de conhecimentos culturais, a preservação da cultura brasileira, o fomento de artistas. Quando a gente ensina, a gente também aprende. Então há uma troca. Nós vamos ensinar a cultura nordestina e aprender um pouco da cultura nortista”, destacou

Programação


06 de maio - Sexta-feira:

- 17h30 - Oficina de Dança Frevo
- 18h30 - Espetáculo de Dança Frevo
- 19h - Bloco Afro Axé Dudu(Dança)
- 19h30- Bloco Afro Axé Dudu(show)
- 20h- Cortejo dos bonecos gigantes / Bloco Afro Axé Dudu /Arraial do Pavulagem e cortejo/Boi de máscara Veludinho.
- 20h40- Arraial do Pavulagem.
 

07 de maio - Sábado:

- 17h30 - Oficina de Dança Frevo
- 18h30 - Espetáculo de Dança Frevo
- 19h - Boi de Máscara Veludinho(dança)
- 19h30 - Boi de Máscara Veludinho(show)
- 20h - Cortejo dos bonecos gigantes /Boi de Máscara Veludinho.
- 20h40 - Bloco Cheiroso e Encontro dos blocos.
 

08 de maio - Domingo:

- 17h30 - Oficina de Dança Frevo
- 18h30 - Espetáculo de Dança Frevo
- 19h -Escola de Samba Deixa Falar (Dança)
- 19h30- Escola de Samba Deixa Falar(show)
- 20h - Cortejo dos bonecos gigantes/Escola de Samba Deixa Falar/Elói Iglesias
- 20h40- Show de Elói Iglesias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?