17/05/2022 às 09h00min - Atualizada em 17/05/2022 às 09h00min

Exposição “Rota dos Palacetes” chega ao Castanheira Shopping

Projeto levará os visitantes a um passeio por alguns dos mais belos palacetes da cidade

Com edição do Belem.com.br
Ana Paula Sampaio - Ascom Castanheira Shopping
O evento ocorre no Castanheira Shopping. (Foto: Divulgação)

Em homenagem à riqueza arquitetônica de Belém, o Castanheira Shopping inaugura dia 13 de maio, a exposição “Rota dos Palacetes”, um projeto idealizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Composta por oito palacetes com seus estilos inconfundíveis, a mostra tem a curadoria Profª. Drª.Rosa Arraes, conhecida por sua forte atuação em trabalhos de valorização do patrimônio histórico de Belém.

Por meio de grandes painéis, a beleza de cada um dos palacetes vai se revelando, mostrando detalhes dos seus interiores e suas histórias. Segundo Rosa Arraes, o objetivo da mostra é destacar a importância de nosso patrimônio histórico permitindo novos olhares, informações e conhecimento sobre a arte e a arquitetura de Belém. “A intenção é atrair a atenção do público que visita o Castanheira Shopping, para a riqueza visual que encontramos em Belém, mais precisamente no bairro de Nazaré, local onde se encontram os palacetes destacados na mostra”, revela a curadora.

Ecléticos, delicados e imponentes, os palacetes de Belém surgem no final do século XIX e início do XX e transformam a arquitetura da cidade. Seus proprietários eram ricos comerciantes, políticos e aristocratas da época, que davam os seus sobrenomes para identificar os imóveis por eles construídos. Todo esse movimento marcou uma época, conhecida como Belle Époque.

De acordo com o professor Michel Pinho, presidente da Fumbel, os palacetes centenários possuem grande relação com a cultura, patrimônio e urbanização da cidade. “A exposição tem por objetivo divulgar e fazer com que as pessoas entendam não só a beleza da Belle Époque, mas também com as formas construtivas desse período que podem ser vistas até hoje, de forma muito interessante, no centro de Belém”, enfatiza.

Na Rota dos Palacetes o visitante encontrará o Solar dos Mac Dowell (Museu da Assembleia de Deus), Palacete Augusto Montenegro (Museu da Universidade Federal do Pará), Palacete José Bricio Costa “Palacete Bibi” (DENIT- Ministério dos Transportes), Palacete José Leite Chermont (Escritório das Agências da ONU), Palacete do Barão do Guamá (CODEM - Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém/PMB), Palacete Antônio Facíola (Futuro Museu da Imagem do Som/SECULT-Pa), Palacete Guilherme Paiva (residência do comandante da 8ª Região Militar da Amazônia/Ministério do Exército) e Museu Casa Francisco Bolonha/Fumbel-PMB.

Para João Augusto Rodrigues, diretor do Grupo Líder, a exposição “Rota dos Palacetes” será uma excelente oportunidade para vivenciar um pouco da história de nossa cidade. “Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade”, diz.

Quem passar pelo Castanheira Shopping, entre os dias 13 a 30 de maio, no Lounge do primeiro piso, poderá conferir de perto toda a beleza dos oito palacetes em destaque na mostra e sua rica arquitetura, que fazem de Belém umas das capitais mais bonitas do Brasil.


Serviço

Assunto: Exposição “Rota dos Palacetes”
Período: 13 a 30 de maio de 2022
Local: Lounge – 1º Piso

Site
Instagram
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?