31/05/2022 às 10h00min - Atualizada em 31/05/2022 às 10h00min

Alunos de Pedagogia realizam Ação Pedagógica na Ilha do Combu

O tema foi “O fazer pedagógico da Educação do Campo no Território Ribeirinho"

Rosa Borges - Redação Belem.com.br
Equipe de Pedagogia durante a ação na Ilha do Combu. (Foto: Jenijunio Santos)

                                                                                                                                       
Alunos do quinto e do sétimo período do curso de Pedagogia do Centro Universitário Fibra realizaram uma ação pedagógica, no último sábado (28), no furo Periquitaquara, na Ilha do Combu para aproximadamente 50 crianças daquela comunidade.

A ação cujo tema foi “O fazer pedagógico da Educação do Campo no Território Ribeirinho”, ocorreu na Unidade Pedagógica Santo Antônio e deve se repetir no segundo semestre.

Durante toda a manhã do sábado, as crianças ribeirinhas dispuseram de vivências pedagógicas, contação de histórias, oficinas, brincadeiras, ações ambientais, doação de livros e material escolar, e lanche.

Segundo a Coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Manuel Beltrão, a missão da Fibra é sempre focar na realidade da nossa região. “Nossa motivação foi fazer com que nossos alunos conheçam a realidade, a cultura e os contextos educacionais diversos que possuímos. Além de proporcionar essa vivência aos alunos, o intuito foi oferecer uma ação pedagógica que levasse aprendizado e suporte às comunidades ribeirinhas”, declarou.

Cerca de 50 crianças foram contempladas pela ação. (Foto: Manuel Beltrão)

Cerca de 50 crianças foram contempladas pela ação. (Foto: Manuel Beltrão)



A coordenadora revelou ainda que a ação visou a formação crítica de cada aluno do curso de Pedagogia. “Nossa intenção é proporcionar conhecimentos referente a cultura e identidade local, além de formar professores numa perspectiva crítica, transformadora e emancipadora no contexto da Amazônia”, completou.

Para a estudante do quinto período de Pedagogia, Ana Elisa Dias, a ação "foi uma oportunidade valiosa para vivenciar um contato mais próximo com essas crianças ribeirinhas e que se mostraram muito disponíveis para todas as atividades propostas por nós", destacou.

Toda a ação teve o acompanhamento da Professora Manuela Beltrão, além dos professores Jenijunio Santos, Carmen Macedo, Giovana Souza e Marcos Valério.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?