12/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 12/01/2023 às 08h00min

Belém 407 anos: da descoberta à metrópole da Amazônia

Nesta quarta-feira (12), a capital paraense faz aniversário, e o portal Belem.com.br mostra um pouco da história da cidade

Redação Belem.com.br
Belém, nos 407 anos, é cheia de história, conquistas e batalhas. (Foto: Fernando Sette)

                                                                                                                                                            
Nesta quarta-feira (12), a cidade de Belém do Pará completa 407 anos. Cheia de história, cultura e características únicas, Belém é a porta de entrada para a Amazônia. Mas, qual será a história de Belém? Vamos saber.

A cidade de Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco, capitão-mor da capitania do Rio Grande do Norte, desembarcou com suas tropas na foz do rio Guajará, ponto estratégico para a defesa da Amazônia. Ali ele ergueu o Forte do Presépio, ao redor do qual se formou um povoado que inicialmente se chamou Feliz Lusitânia e depois passou a ser conhecido como Santa Maria do Grão-Pará, Santa Maria de Belém do Grão-Pará e, por fim, Belém do Pará.

Com sua economia movimentada pela coleta das “drogas do sertão”, que alcançavam ótimo preço na Europa, a cidade cresceu em tamanho e importância.

Em 1783, foi o ponto de partida da “viagem filosófica” do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, cujas memórias fornecem importantes informações sobre a economia, a população, os costumes e a flora e fauna regionais.

Distante dos grandes centros políticos, Belém só reconheceu a Independência do Brasil um ano após sua proclamação. O descontentamento dos que preferiam continuar ligados a Portugal e a profunda desigualdade social fizeram com que, entre 1835 e 1840, a cidade se tornasse o palco de uma das maiores revoltas já ocorridas no país, a Cabanagem, na qual os rebeldes chegaram a tomar a cidade e instituir um governo próprio. Nela morreram cerca de 30 mil pessoas, entre governistas e rebeldes.


Crescimento

Foi durante o chamado ciclo da borracha, em especial entre 1879 e 1912, que a cidade viveu seu primeiro grande surto de crescimento. Praticamente todo o comércio da região passava por seu porto. O núcleo urbano se modernizou com construções como o Theatro da Paz e o Cinema Olympia, e a economia atraiu levas de imigrantes vindos de diversos países. Desde então, Belém ficou conhecida como a “metrópole da Amazônia”.

Hoje, a cidade é a segunda maior da região Norte, servindo como referência econômica e cultural e contando com inúmeras atrações turísticas. Na capital, há o Mangal das Garças, Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Parque do Utinga, Estadação das Docas, entre tantos outros.


Culinária

Belém também tem uma gastronomia única. A cidade reúne desde o fruto paraense, como o cupuaçu e bacuri, passando pelo peixe frito e acabando no açaí depois do almoço, durante a chuva da tarde.

A Cidade das Mangueiras saiu de um local longe de tudo, para se tornar a entrada para o Brasil, além do polo da Amazônia. São 407 anos com dificuldades, mas muito vividos. Belém é de todos!




Com apoio do BN Digital


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?