20/10/2022 às 10h25min - Atualizada em 20/10/2022 às 10h25min

Primeira-ministra britânica, Liz Truss, anuncia renúncia ao cargo

A decisão ocorre após forte pressão do Partido Conservador

Redação Belem.com.br
Primeira-ministra britânica, Liz Truss, anuncia renúncia ao cargo. (Foto: Kevin Coombs / Reuters)

                                                                                                                                                           
A primeira-ministra da Grã-Bretânia, Liz Truss, declarou, durante a manhã desta quinta-feira (20), que irá renunciar ao cargo. Truss é a líder que ficou menos tempo como primeira-ministra, ocupando o cargo por apenas 45 dias.


Durante o anúncio, Liz informou que “Reconhece que, dada a situação, não poderia cumprir o mandato para o qual foi eleita pelo Partido Conservador. Por isso, falou com Sua Majestade, o Rei, para notificá-lo de que está renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador”, disse a agora ex-ministra.

Trajetória

Truss, que substituiu o Boris Johnson no comando do país, vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro de seu próprio Partido Conservador. O plano em questão previa um corte amplo e severo de impostos no país ao mesmo tempo que também prévia um empréstimo bilionário para cobrir o rombo nas contas públicas.

A proposta foi muito mal recebida dentro do governo e pelo mercado, em um momento no qual a inflação do Reino Unido ultrapassou os 10% -  considerada a maior nos últimos 40 anos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?