22/10/2022 às 08h44min - Atualizada em 22/10/2022 às 08h44min

Usina da Paz é entregue a moradores do Jurunas e Condor, em Belém

É a sétima unidade do UsiPaz entrgue no Estado

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Usina da Paz é entregue a moradores do Jurunas e Condor, em Belém. (Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará)

                                                                                                                              
Moradores dos bairros Jurunas e Condor, em Belém, viram nessa sexta-feira (21) se materializar o acesso aos serviços gratuitos da Usina da Paz (UsiPaz), projeto integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará. A entrega do amplo complexo de cidadania, feita pelo governador Helder Barbalho, foi marcada por diversas manifestações culturais, na presença de várias autoridades estaduais e municipais.


Assim como nos outros complexos multifuncionais já em funcionamento, os moradores deste Território terão acesso a mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico, odontológico e psicológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; treinamento de lideranças; capacitações e cursos profissionalizantes.

“O conceito das Usinas da Paz é mostrar que em uma periferia, local que antes era esquecido, quando o governo chega, faz obras e oferta serviços, ele colabora com a comunidade para a transformação desse ambiente, trazendo paz e fazendo com que as pessoas possam se sentir valorizadas. É isso que estamos fazendo aqui, chegando com essa Usina da Paz, no bairro do Jurunas e da Condor. Esse é o melhor equipamento público de cidadania e transformação social do Brasil”, enfatizou Helder Barbalho.


“Esse espaço aqui é um motivo de grande orgulho ao Pará. Ele chama a atenção do Brasil inteiro, porque é um exemplo de como a gente pode e deve integrar uma comunidade que antes era invisível, esquecida, pessoas que são maravilhosas, criativas, trabalhadoras, e não tinham um espaço como esse. Aqui nós temos 10 mil metros quadrados (m²) de terreno, com 6.500 metros de área construída, com diversos espaços e serviços que vão congregar jovens e idosos, e ser aquilo que as pessoas estão chamando de ‘nossa segunda casa’, gerando oportunidade de inclusão social”, ressaltou o secretário Ricardo Balestreri, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável pela coordenação do projeto.

Os moradores vão poder se inscrever nas atividades já na próxima segunda-feira (24), a partir de 13 h, na recepção da UsiPaz. Basta levar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. O cronograma de atividades e vagas será divulgado nas redes sociais da Usina da Paz.

Estrutura

O espaço tem capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, um complexo poliesportivo, quadra de areia, espaço multicultural, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

A estudante Maria Eduarda Douro, moradora da Condor, disse estar ansiosa para usufruir dos serviços. “Queria muito que chegasse a Usina da Paz aqui no meu bairro. Não vejo a hora de me inscrever nas atividades. Vai ser muito bom”, afirmou.

“É um sonho que está sendo realizado para nós aqui do bairro. Vou querer fazer hidroginástica, usar a biblioteca para ler, porque gosto muito de leitura. Estou muito feliz”, disse a moradora Graziela de Moraes.

Atendimento

Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08 às 22 h; aos sábados, das 08 às 14 h, e aos domingos, das 08 às 18 h, a Usina funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.

A UsiPaz Jurunas/Condor fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, s/n, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa Honório José dos Santos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?