19/11/2022 às 09h00min - Atualizada em 19/11/2022 às 09h00min

Dia da Consciência Negra celebra e relembra a luta dos negros contra a opressão no Brasil

A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares

Redação Belem.com.br
Maria Graciete (centro) com as sobrinhas Camila e Carina se diz vítima do racismo há anos mas acredita que as políticas públicas ajudam a mudar comportamentos. (Foto: Arquivo/Ag.Belém)

"O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

"Por que dia 20 de novembro?

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Por essa razão, o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público."


Novembro da Consciência Negra

Para fixar a data, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Antirracista (Coant), realiza entre os dias 21 e 30 de novembro, a programação do “Novembro da Consciência Negra”. 


Para Elza Rodrigues, coordenadora da Coant, o mês de novembro da consciência foi mais uma vitória, um momento para refletir e buscar uma construção de políticas públicas contra o racismo.


“Em Belém, os negros são mais de 73% da população. A Prefeitura vem trabalhando com políticas afirmativas grandes, como a criação da Coant e o Estatuto Municipal da Igualdade Racial”, explicou a coordenadora. 


Programação - A programação começa na segunda-feira, 21, com o curso para servidores municipais com o tema Relação Étnico-Raciais e Políticas Afirmativas. A atividade segue até quinta-feira, 24, sempre das 9h às 13h, com local ainda a definir.

No distrito de Mosqueiro, nos dias 26 e 27 de novembro, será realizada a Semana do Bebê Quilombola, no Quilombo de Sucurijuquara. O evento acontece em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil nas comunidades remanescentes. A programação será realizada das 9h às 12h.

Entre os dias 27 e 29, ocorre a Jornada de Gratidão, promovida pela Coordenadoria de Relações Internacionais de Belém (Corint), onde serão desenvolvidas atividades em Belém e nos distritos.


Seminário - A programação do Novembro da  Consciência Negra encerra com o seminário Saúde da População Negra: Desafios Institucionais, no dia 30 de novembro, na Faculdade Estácio Belém.

A ação será desenvolvida pela Coant, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e o Grupo de Intersetorial de Saúde da População Negra. A programação do seminário será das 8h30 às 18h, com rodas de conversas e palestras.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?