29/12/2022 às 12h48min - Atualizada em 29/12/2022 às 12h48min

PF conclui que Bolsonaro cometeu crime por divulgar informações falsas

O presidente associou a vacinação da covid-19 com o vírus da Aids

A investigação sobre as informações falsas agora está com o Ministro Alexandre Moraes. (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal (PF) concluiu relatório e apontou que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime por divulgar informações falsas sobre a Covid-19, em relação a associar, sem provar, a vacinação contra o vírus e o suposto desenvolvimento de Aids.

Em uma transmissão em live, em outubro de 2021, o presidente disse que relatórios do governo do Reino Unido teriam mostrado que pessoas totalmente vacinadas contra Covid teriam desenvolvido Aids. Bolsonaro não prestou nenhum depoimento ao longo da investigação da PF, pois preferiu assumir sua prerrogativa constitucional de permanecer calado.

Na mesma transmissão ao vivo, Bolsonaro afirmou, citando um suposto estudo atribuído ao imunologista Anthony Fauci, que “a maioria das vítimas da gripe espanhola não morreu de gripe espanhola, mas de pneumonia bacteriana causada pelo uso de máscara”. Na época, as máscaras eram obrigatórias em locais públicos no Brasil. As lives foram excluídas do YouTube, do Instagram e do Facebook por violar as diretrizes e propagar desinformação médica sobre a covid-19 das plataformas.

O relatório agora foi encaminhado para o Ministro Alexandre de Moares no último dia 22, apontando que Bolsonaro cometeu as infrações de atentar contra a paz pública e incitar a prática de crime. A corporação tentou colher o depoimento dele, mas isso não ocorreu. Ainda assim, o entendimento foi de que não comprometeu as apurações.

Informações do Portal BT Mais


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?