Os servidores públicos municipais de Belém terão um representante na 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, que ocorre na manhã de sábado (31), pelas ruas de São Paulo. Entre os 35 mil corredores, famosos e anônimos, estará o atleta amador José Ribamar Reis da Conceição, 62 anos.
Servidor há 24 anos da Prefeitura de Belém, sendo 22 pertencente ao quadro funcional da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), como agente de serviços gerais, Ribamar pratica essa modalidade de esporte desde os 18 anos, motivado por uma vida saudável.
“Passei a praticar corrida de rua para me livrar do vício do tabagismo. Eu fumava duas carteiras de cigarro por dia. Resolvi trocar um vício que estava me fazendo mal por outro que só me trouxe bem”, justifica o atleta.
Cotidiano
Nas últimas quatro décadas e meia, a prática esportiva nunca deixou de fazer parte do cotidiano de “seu” Ribamar. Ele transformou a ida ao trabalho em treinamento para aumentar as condições físicas. Corria, pela manhã, cerca de 18 quilômetros de distância, entre o Distrito de Icoaraci, onde mora, e a sede da Segep, no bairro de São Brás.
“Minha preparação era ir correndo de casa para a Secretaria, um dia sim e dois descansava. Correr é um vício bom demais. Se eu pudesse aconselhar meus colegas, eu indicaria a prática da corrida de rua. Ela te traz bem-estar. Você fica mais ativo. É bom demais”, enaltece.
Apoio
Ribamar chegou a São Paulo na madrugada desta quinta-feira, 29, e já foi ao Centro de Convenções do Anhembi, onde recebeu o kit de material esportivo que vai usar na meia maratona. A participação dele na São Silvestre só foi possível com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e Segep.
É a segunda vez que Ribamar participa da mais famosa corrida de rua do Brasil. Em 2007, obteve a classificação 101 entre os 1.867 corredores, na faixa etária de 45 a 49 anos. Percorreu os 15 quilômetros do percurso em 1h05.
“Este ano, minha expectativa é fazer pelos menos em 1h15, no máximo 1h25, pois já vão 62 anos nas costas. Mas, na realidade, quero representar todos os colegas, que sempre me apoiaram. Estar reapresentando a PMB é a maior conquista e eu só tenho que agradecer à Sejel e à Segep”, destaca o servidor.
Ribamar revela a técnica que utiliza para chegar até o final da competição. “Cada corrida tento superar primeiro meu próprio limite, depois meus adversários. A cada corrida, um novo desafio; cada desafio, uma nova superação”.
A 97ª Corrida Internacional de São Silvestre está programada para o próximo sábado, com largada às 7h40 da elite feminina e às 8h05 da elite masculina. São 15 quilômetros pelas ruas paulistanas, com saída e chegada na Avenida Paulista.
Sonho
Para seu Ribamar, voltar a participar da São Silvestre depois de 15 anos é um sonho que está se tornando realidade. “A maior vitória é quando se avista o pórtico, independente da quilometragem percorrida. É o instante de maior emoção e alegria, pelo tempo conseguido, pela distância superada ou simplesmente pelo fim do esforço despendido. Na chegada, o momento é mágico, é você contra você. Superação!”, diz emocionado.