04/02/2023 às 08h00min - Atualizada em 04/02/2023 às 08h00min

Prefeitura promove reunião para organizar o Carnaval de Outeiro

Um dos pontos debatidos é o horário de saída dos blocos e escolas de samba nos três dias de folia

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
O Carnaval de Outeiro começa no próximo dia 19. (Foto: Ascom / Arout)

                                                                                                                                                                                                                
A segurança e como será a organização nos três dias de folia dentro da ilha de Outeiro durante o período do carnaval, além do trajeto das apresentações, foram tratados em reunião realizada nesta sexta-feira (3), entre órgãos de segurança pública - 26° Batalhão de Polícia Militar do Estado -, além da Vara da Infância e Juventude, Defesa Civil municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Conselho Tutelar de Outeiro. Também participaram representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos da ilha.

A reunião foi organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional do Outeiro (Arout), com a finalidade de preparação para o carnaval no distrito.  


Alegria

O Bloco União das Ilhas irá participar pela primeira vez do carnaval em Outeiro e Simone Amorim já sente aquele friozinho na barriga. "O Instituto União das Ilhas já existe há algum tempo, mas eu queria externar essa alegria dos mais de 100 integrantes do instituto para o carnaval de rua do distrito. E essa parceria entre órgãos, blocos e Arout é fundamental para que tenhamos um festa organizada e com segurança", afirma.

Simone ressalta, que a expectativa para o carnaval 2023 na ilha é grande e espera que seja uma referência para que em outros anos as pessoas procurem Outeiro para se divertir neste período.


Alerta

Um dos pontos debatidos é o horário de saída dos blocos e escolas de samba nos três dias de folia e das autorizações para que crianças e adolescentes possam participar da festa. 

Deverá haver fiscalização para garantir que tanto os organizadores dos blocos e escolas funcionem de acordo com horário fixado em suas licenças. A ideia é fazer com que essas medidas colaborem com o trabalho da segurança pública na preparação e fiscalização dos eventos. 

"Se uma criança ou um adolescente for pego por exemplo com bebidas ou qualquer coisa que ofereça risco à integridade deles, o responsável por aquele ato será encaminhado à delegacia. A responsabilidade dentro dos blocos e escolas de samba não é somente dos pais", explica Maria de Belém Azevedo Nascimento, assessora da Vara da Infância e Juventude de Icoaraci e coordenadora do quadro de agentes de proteção.


Expectativa 

Proporcionar a melhor e mais segura festa de carnaval para a população é a expectativa de Maikenn Souza administrador da Administração Regional do Outeiro (Arout).

"Como administrador, proporcionar qualidade e segurança não só aos brincantes dos blocos e escolas de samba, como também aquele que é expectador no percurso dos blocos e no desfile oficial é fundamental para nossa gestão. Estou igual aos representantes das escolas e blocos, ansioso pra vê tudo acontecer da melhor forma possível. Nosso carnaval tem que ser da paz e da família", afirma Maikenn Souza.


Segurança

Segundo o representante do 26° BPM, capitão Andrei Silva, a polícia militar estará com um efetivo considerado para poder oferecer mais segurança à população do distrito. "Além do efetivo interno da ilha, estaremos recebendo apoio externo, com isso o quantitativo de policiais irá dobrar para uma melhor segurança no distrito. Esperamos que todos tenham um carnaval sem alterações e já estamos preparados para um carnaval com o dobro de pessoas, já que estamos vindo de uma pandemia que fez tudo parar", afirma o capitão.

No dia 21, na Praça Água Boa, a Guarda Municipal vai atuar com três viaturas e 103 guardas municipais dos grupamentos táticos e operacional para manter a ordem na ilha durante o carnaval. 

"Durante a programação a Guarda Municipal vai empregar o efetivo, distribuídos de forma estratégica para garantir que a população curta a folia com segurança", informa o inspetor da GMB em Outeiro, Daniel Lourenço Siqueira.


Saúde

"A Secretaria Municipal de Saúde estará com um reforço a mais durante os três dias de carnaval em Outeiro na unidade de saúde. Estaremos também com nosso pessoal distribuindo camisinhas, fazendo teste rápido e dando orientações na área de saúde", contou Nazaré Sousa, representante da Sesma.

Cronograma do três dias de carnaval em Outeiro:

Dia 19/02- Desfile dos Blocos Alternativos

Concentração a partir das 15h ao lado do Residencial Alphaville de Outeiro, na av. Paulo Costa, bairro da Água Boa.

Dia 21/02- Desfile de Blocos e Escolas de Samba 

Concentração a partir das 19h na área do Pistão no bairro da Água Boa.

22/02- Rabo da Marreca.

Concentração às 12h na avenida BL 10, em frente à arena do Lopes, bairro da Brasília.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?