22/02/2023 às 17h33min - Atualizada em 22/02/2023 às 17h33min

Imperatriz Leopoldinense é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro

A escola celebrou a vida e a morte de Lampião à moda do cordel

Com edição da Redação Belem.com.br
G1
A Imperatriz fez um desfile onde trouxe o cangaço para a Sapucaí. / Foto: Reprodução

A Imperatriz Leopoldinense se inspirou na literatura de cordel para celebrar a história de Lampião, o rei do Cangaço, em seu desfile na madrugada de terça-feira (21). 

A escola ganhou o seu nono título no Grupo Especial, cantando o enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida". Nele, explorou a vida e, principalmente, a morte do cangaceiro.

A Imperatriz ficou em primeiro lugar, sendo a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro, a segunda colocada foi  Viradouro, seguida por Vila Isabel, Beija-flor e Mangueira. O Paraíso do Tuiuti que homenageou a ilha do Marajó no Pará ficou em oitavo lugar.

O desfile da Imperatriz contou com 3 mil componentes divididos em 24 alas, com cinco carros e dois tripés. Em um dos carros, veio a filha de Lampião de 90 anos.

O cordel deu as caras logo na comissão de frente, que mostrava a jornada de Lampião após morrer, indo do inferno ao céu sem encontrar abrigo em lugar algum.

No abre-alas, o rei do Cangaço aparecia em seu cavalo sobre uma reprodução colorida do Sertão, com bois, cactos e grandes crânios bovinos. Como destaque, Matheus Nachtergaele e Regina Casé como Lampião e Maria Bonita.   


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?