-
30/12/2019 às 08h48min - Atualizada em 30/12/2019 às 08h48min

Saúde: Precaução com recém-nascidos para o fim de ano

Texto da Dra. Aurimery Chermont
Foto: Kelly Sikkema
   
Quando estamos com um recém-nascido, a vontade de toda mãe que amamenta é poder dormir e sair de casa nem pensar devido ao ritmo noturno que o bebê nos impõe. Assim, quando nos damos conta chegam as festas de fim de ano, eu não quero sair de casa. O que fazer?

Primeiramente um jantar em família com tranquilidade é a melhor opção. Você agora é mãe de um bebê recém-nascido e quanto menos contato ele e você tiverem com multidões melhor para a saúde de ambos.

Lembre-se dos conselhos da vovó: a quarentena como os antigos falavam tem seu fundo de verdade. Estamos no inverno, você está debilitada por dormir pouco e nesse caso ambos têm suas defesas diminuídas apesar das vacinas.

A grande praga pós-nascimento de um bebê são os palpiteiros: Família, amigos e, até, muitas vezes, enfermeiras das maternidades. Todo mundo acha que você não entende de bebê, nesse caso, se você fez o curso de gestante, com certeza estará sm mais preparada e aí é só usar o bom senso. Os 15 primeiros dias do recém-nascido são dias de caos! Não existem regras inquebráveis, tudo que facilitar a vida dos pais é permitido. É a fase da livre demanda na qual o bebê mama quando quiser e dorme quando quiser. São os 15 dias do “salve-se quem puder”. Depois da ida ao pediatra, se tudo estiver bem, tudo vai melhorando e vocês também se acalmando e passando a entender melhor o seu bebê.

Nesse contexto, evite que todos fiquem carregando seu recém-nascido (RN) no colo, já que passamos bactérias pelas mãos e ao falar. Coloque-o no quarto sem muito barulho, com roupas adequadas e pais sempre atentos.

Quanto a dieta materna, os artigos desaconselham consumos calóricos inferiores a 1.500 calorias por dia  por aumentarem o cansaço e diminuem o volume de leite da mãe. Idealmente, durante a amamentação deve-se consumir entre 2.300 e 2.500 calorias por dia para alimentar um filho e de 2.600 a 3.000.

Deve-se evitar produtos como plantas medicinais ou suplementos não farmacológicos, enlatados, alimentos crus, qualquer refrigerante e bebidas alcoólicas. Não exagerar no leite porque o excesso de ingesta materna vai aumentar a produção de gases intestinais em ambos.Não se preocupe se ainda não está na sua melhor forma, você festou seu filho durante 40 semanas portanto é inviável emagrecer em 10 dias e o próprio ato de amamentação a livre demanda será a sua melhor dieta em poucos meses.

Aproveitem as festas de fim de Ano com muita saúde e sabedoria.
Link
Dra. Aurimery Chermont

Dra. Aurimery Chermont

Aurimery Chermont é pediatra neonatologista e professora doutora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e escreve sobre sua área de atuação.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Belém tem mais de 200 praças. Você concorda que a praça ainda é o lazer mais barato para as famílias em Belém?

93.3%
6.7%
-
-
-
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Dúvidas? Nos envie uma mensagem explicando a informação que você precisa!