03/12/2019 às 21h00min - Atualizada em 03/12/2019 às 21h00min

Cidades do interior do Pará recebem decoração de Natal

Castanhal, Tucumã e Santarém são exemplos de municípios que se preocupam com o visual natalino

belem.com.br
Andreza Gomes (jornalista do www.belem.com.br)
Em Castanhal, no nordeste paraense, uma infinidade de ornamentos natalinos se transformam na decoração da cidade (Foto: Glebson Scooby/Ascom Castanhal)
   
Sustentabilidade é a vertente da decoração de Natal da cidade de Castanhal, no nordeste paraense. O projeto “Feliz Natal Castanhal” existe desde 2013 e conta com a participação de mais de 18 colaboradores da Secretaria de Cultura do município.
 
A secretária de Cultura de Castanhal, Elane Gadelha, conta que a ação trabalha a sustentabilidade, consciência ambiental e a dignidade das pessoas. “Para este projeto, nós retiramos a nossa matéria-prima, a garrafa pet, o ano inteiro das ruas da cidade. Em nosso galpão, ele é trabalhado, passa por um processo de limpeza e vira ornamento natalinos”, explica Gadelha.
 
São bolas, árvores de natal, bonecos de neve, bengalas, anjos, botas. Uma infinidade de ornamentos natalinos que se transformam na decoração da cidade.
 
“Durante este mês, a partir do dia 14, até o final de dezembro, nós teremos várias apresentações artísticas na praça do Estrela, que é o local oficial do projeto. Uma programação marcada por teatro, dança, circo, corais e cantatas de Natal”, detalha a secretária.
 
A programação cultural prioriza os artistas de Castanhal. “Valorizamos o artista de Castanhal, mas recebemos solicitações de prefeituras como Curuçá e Igarapé-Açu. Os grupos sociais de Castanhal participam como: Apae, Equoterapia, Castelo dos Sonhos, Real Esporte, Portelinha, entre outros”, conta.
 
O galpão do projeto Natal da Prefeitura é comparado com um espaço de escola de samba, pois trabalha o ano inteiro para garantir um belo resultado. “Trabalhamos o ano inteiro neste projeto para deixar Castanhal mais bonita, mais harmônica e com o espírito natalino que esperamos que aconteça no mês de dezembro”,
finaliza.
 
Tucumã – No último dia 28, os moradores de Tucumã receberam a decoração natalina que encantou o público presente pelas luzes e coloridos que remetem ao Natal e nascimento de Cristo.
 
A praça Ronan Magalhães e as árvores da avenida Estado são os espaços escolhidos para a decoração natalina, que conta com casas, chafariz, árvore e sinos. Grande parte dos moradores aprovou a iniciativa da prefeitura local, organizada pela Secretaria de Infraestrutura.
 
Casinha do Papai Noel – Em Santarém, no Oeste do Pará, o público infantil aguarda ansioso a finalização da montagem da Casinha do Papai Noel.
 
Este ano, o projeto conta com um novo designer inédito e moderno. Toda a casinha terá uma estrutura de madeira de lei, pré-moldada. A novidade deste ano é que a estrutura é móvel e será levada para a Praça Barão de Santarém.
 
A abertura da Casinha do Papai Noel será no próximo dia 13 de dezembro, às 19h, com a parada do Natal e a chegada do Papai Noel.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?