25/02/2023 às 11h00min - Atualizada em 25/02/2023 às 11h00min

Governo do Estado entrega ponte de Outeiro neste domingo (26)

A obra beneficia diretamente cerca de 100 mil pessoas

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag.Pará
A ponte de Outeiro foi reerguida pelo governo do Estado a partir do processo de estaiamento. (Foto: Paulo Cézar / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                                                          
A ponte que dá acesso ao Distrito de Outeiro, pertencente a Belém, será entregue neste domingo (26), às 9h, em ato com as presenças do governador Helder Barbalho e do secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira. A obra beneficia diretamente cerca de 100 mil pessoas, segundo o último levantamento da Agência Distrital de Outeiro.

A reconstrução da ponte de Outeiro gerou cerca de 150 empregos diretos e quase 500 indiretos, e ponte garante o incentivo ao turismo em Outeiro, que tem sete praias fluviais. As mais frequentadas são a praia Grande, do Amor e da Brasília.

Durante o período de interdição da ponte, o governo do Estado disponibilizou, de forma gratuita, navio, lanchas e balsas para fazer a travessia entre os distritos de Icoaraci e Outeiro.

Além da reconstrução da ponte, para melhorar a infraestrutura em transportes no distrito de Outeiro o Estado iniciará nos próximos dias a obra da segunda ponte, que será erguida em trecho da 7ª Rua de Icoaraci até o porto da Brasília, em Outeiro.

A ponte, que fica sobre o Rio Maguary, e liga os distritos de Icoaraci e Outeiro, na Região Metropolitana de Belém (RMB), recebeu novo mastro central com 50 metros de altura, 16 estais (cabos de aço), revitalização de pilares remanescentes, nova pintura do guarda-corpo, asfaltamento e nova iluminação.

A ponte de Outeiro foi reerguida pelo governo do Estado a partir do processo de estaiamento, que consiste na utilização de cabos de aço nas quatro direções. O sistema trava o andaime (fixador), evitando que se mova em qualquer sentido.

São 16 cabos, que têm cerca de duas toneladas cada um, e foram fixados no mastro central. O modelo de construção permitiu que o vão entre os pilares sob a ponte passasse de 60 metros para 100 metros, criando um canal de navegação amplo, impedindo novos choques com embarcações, a exemplo do que ocorreu há um ano, quando uma embarcação colidiu e derrubou um dos pilares de sustentação da ponte.

O Governo do Estado executa obras em cerca de 500 pontes em todo o Pará. O trabalho é realizado diretamente pela Setran ou por meio de convênio com as prefeituras dos municipais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?