25/02/2023 às 13h00min - Atualizada em 25/02/2023 às 13h00min

Má postura causa dores em crianças e adolescentes

Até mesmo o rendimento nos estudos pode ser comprometido

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom
A correção passa, muitas vezes, pela prevenção, evitando que as dores apareçam. (Foto: Freepik)

                                                                                                                                                                                   
Pais e educadores demonstram preocupação com um dos problemas mais comuns entre crianças e adolescentes nos tempos atuais: a má postura. As consequências envolvem notadamente a saúde, podendo refletir na fase adulta da pessoa. Até mesmo o rendimento nos estudos pode ser comprometido, mostrando que o tema vai além da estética.

Fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica, Ariane da Rocha aponta que, nos últimos anos, os consultórios apresentam maior frequência de pacientes na faixa etária entre 10 e 17 anos. Desenvolver atividades físicas regularmente é uma das principais formas de prevenção, principalmente, na fase de crescimento.

Segundo Ariane, o processo de identificação do problema é importante. "A queixa principal dos adolescentes com má postura é a dor nas costas e cervical. Também observamos a formação de uma barriga indesejada, que significa fraqueza da musculatura abdominal. A musculatura na região abdominal é de extrema importância para a manutenção de uma postura adequada", afirma a fisioterapeuta.

Ainda há sinais mais visíveis, como os ombros rodados para frente e cabeça baixa. "São indicativos que a postura precisa ser corrigida", diz Ariane.


Atividade física na prevenção

A correção passa, muitas vezes, pela prevenção, evitando que as dores apareçam. "Principalmente na fase de crescimento, é muito importante que as crianças e adolescentes façam alguma atividade física para que a musculatura fortalecida acompanhe de forma integrada a estrutura óssea e articular em desenvolvimento", explica.

A lista de atividades passa pela natação, pilates e ginástica. Onde o foco principal dessas atividades visa planejamento, concentração e principalmente conscientização corporal.

A orientação é outro ponto importante, em relação a estas práticas. Muitas vezes, o excesso de treinamento ou de carga (peso) nos aparelhos de uma academia – como exemplos – são comuns entre adolescentes, que se empolgam com a atividade. Os limites individuais devem ser respeitados.

Ariane alerta para os efeitos que a postura incorreta provoca nessa faixa etária. "A má postura causa dores na coluna, constipação intestinal, dor abdominal, dores de cabeça e pescoço. Também gera escoliose, que pode ser de leve à severa. Por isso, saber identificar é muito importante para já de início buscar um bom tratamento", conta.

Sessões de pilates e reeducação postural global (RPG) são os métodos mais procurados para a correção postural. Ariane diz que esses métodos devem ser realizados por um profissional fisioterapeuta. Uma consulta médica também é indicada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?