23/04/2023 às 14h22min - Atualizada em 23/04/2023 às 14h22min

Competição de canoagem traz participantes do projeto social Rio de Talentos em São Domingos do Capim

Programação do Festival da Pororoca trouxe competição de canoagem neste sábado (22) pela parte da manhã

Flávia Rocha
Gabriel Braz

Programação do Festival da Pororoca trouxe competição de canoagem neste sábado (22) pela parte da manhã. Os competidores são jovens que fazem parte do projeto social “Rio de Talentos”, liderado pelo instrutor e 8 vezes campeão brasileiro de canoagem Flávio Junior.

“O ‘Rio de Talentos’ é um projeto social, que vem da parceria entre o governo do Estado e a Secretaria de Assistência Social de São Domingos do Capim”, explica o atleta. O projeto tem cerca de um ano e possui 80 participantes entre 12 e 17 anos de idade;

“O nosso objetivo é estimular a prática do esporte, claro, mas nós também temos um papel de responsabilidade social. Nós queremos fazer mudanças na vida desses jovens para melhor, por isso estamos sempre fazendo palestras e ações, estimulando valores como a disciplina e persistência e a importância da comunidade”, afirma Flávio Júnior. “Por exemplo, um requerimento que fazemos para a participação dos jovens é que eles sempre mantenham as notas altas na escola”.

Uma das participantes é Raíssa Almeida, de 15 anos. Ela começou a praticar a canoagem aos 10 anos. “Eu estava na casa da minha prima, e ela também praticava na época. Eu vim, conheci o professor Flávio e gostei muito”, conta Raíssa. “Na verdade, ser atleta profissional de canoagem é um sonho para mim. Eu tentei parar por um tempo, passei uns 6 meses sem treinar, mas acabei voltando”.

Entre os participantes do projeto, as meninas formam uma unida minoria. “Nossa relação é ótima. Nós nos apoiamos muito, em todos os momentos”.

Emily Lopes, de 16 anos, uma das outras participantes, foi a vencedora da categoria 200 metros feminina escolar. A atleta, que iniciou sua jornada na canoagem aos 16 anos, comemorou a vitória em meio a muita emoção. “Eu participei de outra competição em setembro e cheguei em segundo lugar. Então, eu prometi para a minha avó que na próxima competição eu chegaria em primeiro. Infelizmente, ela faleceu antes de me ver alcançar esse objetivo”, revela Emily. “Mas eu sei que ela está aqui comigo. Essa vitória foi para ela”.



A última categoria disputada Sênior Olímpico, que contou com a presença de campeões brasileiros “filhos” de São Domingos, e teve o instrutor Flávio Júnior como vencedor.

“Esse trabalho é algo que eu encaro com muito compromisso e responsabilidade, justamente porque é um projeto social. Não é um trabalho fácil, mas é muito gratificante”, conclui.

Para garantir a segurança dos competidores e visitantes que vieram ao festival, houve a presença de um grupo do corpo de bombeiros. “O nosso principal trabalho é trazer mais segurança para os surfistas e banhistas. Nós temos enfermeiros na equipe e estamos prestando esse suporte para o evento de canoagem também”, declara Capitão Alberto. “Mas nossa principal preocupação são as pessoas que vêm de fora”.



Entre esses visitantes estrangeiros está Jin Oh, que vem da Coréia do Sul. São Domingos do Capim foi uma parada não planejada para o sul coreano, que no momento está viajando pelas cidades costais das Américas.



“Eu estava em Belém, de lá eu iria passar por Macapá em direção ao Suriname. Mas aí um amigo meu me mostrou um vídeo da Pororoca, e me disse que ela iria acontecer logo mais, então eu decidi vir. Fiquei impressionado”, conta Jin. Ele revela que é surfista por hobby e que está gostando bastante de estar em São Domingos do Capim.



“Eu gostei muito da experiência. As pessoas são muito acolhedoras aqui”.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?