01/03/2023 às 16h17min - Atualizada em 01/03/2023 às 16h17min

Bairro do Comércio recebe unidade de assistência social totalmente revitalizada

Com edição da Redação do Belém.com.br
Agência Belém
Ascom Funpapa
A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), entregou totalmente revitalizada mais uma unidade de assistência social do município de Belém. A reinauguração ocorreu, nesta terça-feira, 28, nas dependências do prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Rosana Campos Cavalcante, localizado no bairro do Comércio. O evento contou com a presença do presidente da Funpapa, Alfredo Costa, de servidores e usuários da fundação.

História

O prédio que sedia o Creas foi inaugurado em maio de 1991 como Oficina Funpapa. Mas somente em 2006, após a implantação nacional do Sistema Único de Assistência Social (Suas), houve a necessidade de fazer o reordenamento das unidades, para atender às exigências e especificações do Suas, e o espaço passou a atender as demandas como Centro de Referência Especializado dentro da política de assistência social. 

A obra de revitalização do prédio foi iniciada no final de 2022 e contou com  serviços de revisão da cobertura e sistema de calhas, pintura interna e externa, revisão hidráulica e elétrica, e troca de esquadrias. Desde 2017, a unidade não recebia nenhuma reforma. 

Para o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, a obra de revitalização do prédio representa o compromisso da gestão com o patrimônio público, bem como promover o bem-estar aos servidores e usuários, por meio da oferta de um local seguro, agradável e adequado para a realização dos atendimentos.

Homenagem

Além da inauguração das obras de revitalização, outro momento importante foi a identificação da unidade com o nome da servidora Rosana Campos Cavalcante. Dedicada ao trabalho, Rosana era assistente social e faleceu em janeiro de 2011.

De 2006 a 2015, a unidade se chamava Creas Comércio, mas, como forma de reconhecimento da importante atuação de Rosana Campos na Funpapa, em 2015, foi determinado que o Creas fosse renomeado com o nome da servidora. No entanto, a identificação da unidade nunca havia ocorrido, na prática.  

Há anos a família aguardava por essa identificação oficial da unidade, que finalmente aconteceu, sob lágrimas e emoção. “É um momento de muita alegria para nossa família, e esperamos que o Creas não tenha apenas o nome da Rosana, mas que tenha também seu perfil como trabalhadora aguerrida das causas sociais”, declarou a irmã da homenageada, Socorro Campos. 

Referência Especializado de Assistência Social

Em Belém há cinco unidades dos Creas, divididas por territórios de abrangência, para que todos os bairros sejam cobertos pelo atendimento especializado.

Os centros de referências atuam no sentido de promover a proteção social, com orientação, apoio, encaminhamentos e acompanhamentos de indivíduos ou grupos familiares com seus direitos ou vínculos familiares violados.

Confira abaixo os Creas do município de Belém: 

- Creas Rosana Campos Cavalcante
Trav. Padre Eutíquio, nº 318, esquina com Manoel Barata.
- Creas Manoel Pignatário
Trav. Tavares Bastos, nº 447 (altos),entre Pedro Álvares Cabral e Almirante Barroso.
- Creas José Carlos Dias Pacheco (Icoaraci) 
Rua Siqueira Mendes, nº 811, esquina com a trav. Itaboraí. Bairro: Cruzeiro
- Creas Ilka Brandão
 Av. Alcindo Cacela, nº 839, entre Domingos Marreiros e Antonio Barreto.
- Creas Marialva Casanova (Mosqueiro)
Rua Comandante Ernesto Dias, nº 655, Vila.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?