01/03/2023 às 17h18min - Atualizada em 01/03/2023 às 17h18min

Belém inicia imunização contra a covid-19 com vacina bivalente

Idosos a partir de 70 anos estão entre os grupos prioritários para imunização com a vacina bivalente

Com edição da Redação do Belem.com.br
Agência Belém
Joyce Ferreira/Comus
A Unidade Básica de Saúde do Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, foi o local escolhido pela Prefeitura de Belém para iniciar uma nova fase da campanha de vacinação contra a covid-19  com o início da imunização com a vacina bivalente nesta quarta-feira, 1º de março. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Pedro Anaisse, a coordenadora de Imunização de Belém, Nazaré Athaýde, e o simbólico Zé Gotinha, o prefeito Edmilson Rodrigues fez a abertura da campanha.

A aposentada Luiza Sousa,72, foi a primeira a receber a dose da bivalente na UBS do Portal da Amazônia. "Vacina é vida. Essa minha já é a sexta dose, não peguei covid e agora estou melhor ainda depois da vacina”, disse a idosa. 

O também aposentado Raimundo Monteiro,79, foi outro idoso que recebeu a bivalente no primeiro dia de imunização com essa vacina em Belém. “Um protege o outro tomando a vacina. Eu me protejo e quem sabe alguém também”, diz seu Raimundo, deixando um recado para os demais idosos da cidade. “Todos devem procurar a unidade de saúde e se vacinar”.

Para Emanuel Natan, 32, morador de rua atendido pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), a campanha é sinônimo de atenção. "Vacinacao pra gente que mora na rua é a prova de que têm pessoas que se importam com a gente. Vacinado com a dose bivalente diminui o risco de pegar e de passar covid para os outros", afirma.

"Estou nessa situação há quatro dias e tomei todas as vacinas para ter segurança na saúde. Com o reforço da bivalente a gente fica mais protegido e fica mais tranquilo. Digo sempre para as pessoas próximas: saiu na rua, vacine-se", reforça Antonio Lima, 62, que também recebe atendimento no Centro Pop.

Público-alvo

A Prefeitura de Belém recebeu 36 mil doses da vacina Pfizer Bivalente para iniciar a primeira fase da campanha, que neste momento tem como público-alvo pessoas de 70 anos ou mais, pessoas com idade mínima de 12 anos vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores dessas instituições, pessoas imunocomprometidasa partir dos 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas também a partir dos 12 anos.

“Depois dessa primeira fase iremos avançar para toda a população para manter Belém entre as cidades que mais protegem a vida de seus cidadãos. Então viva a vida e a aplicação da bivalente, que é mais potente porque ela protege contra o vírus original e contra as variantes”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues, durante o lançamento da nova fase da campanha de vacinação.

O objetivo do reforço com a bivalente é proteger a população contra a cepa original do coronavírus e  também da variante Ômicron, já que a bivalente é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a covid-19. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) nesta primeira fase é vacinar 90% do grupo prioritário, que corresponde a 114.354 pessoas. 

“Quanto mais vacinação fizermos a cada dia, mais rapidamente nós teremos a entrega da complementação dessa primeira carga que seria para a primeira fase”, explica o secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse. 

Documentação

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação. Para as pessoas imunocomprometidas, além desses documentos, é necessário apresentar laudo para a comprovação da condição.

Estão aptos para receber a vacina bivalente quem já recebeu no mínimo duas doses da vacina monovalente, que corresponde à vacina que vem sendo aplicada habitualmente contra a covid-19, com quatro meses de intervalo da última dose. 

Locais de vacinação

Com o envolvimento de 300 profissionais de saúde, a Prefeitura de Belém vai disponibilizar 80 postos de vacinação.São eles:

Unidades Municipais de Saúde
Horário: 8h às 17h (segunda a sexta-feira).

Hospitais Militares 
- Aeronáutica - 8h às 17h (segunda a sexta-feira);

- Exército - 8h às 12h (segunda a sexta-feira);

- Naval - 8h às 12h (terça e quinta feira).

Universidades: segunda a sexta-feira - 9h às 17h
- Unama
 - Fibra
 - Unifamaz 
 - Uepa (Escola de Enfermagem Magalhães Barata).

Unidade Móvel de Vacina, de 9h às 12h30, nos seguintes locais:

01/03: Praça Matriz (Icoaraci);

02/03: Praça São Domingos Gusmão (Terra Firme);

03/03: Praça Brasil;

06/03: Praça Benedito Monteiro (Guamá) ;

07/03: Praça do Cordeiro de Farias;
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?