06/03/2023 às 09h50min - Atualizada em 06/03/2023 às 09h50min

Moradores de Outeiro recebem serviço de castração de cães e gatos

O Castramóvel é dotado de toda a estrutura e profissionais para garantir o melhor atendimento aos animais

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Ascom Sesma
A chuva fina não desanimou a agente administrativa Maria das Graças Ferreira, 70 anos, que foi castrar seu xodó, a cadela Linda Maria. Acompanhada da sobrinha, a auxiliar de enfermagem Júdice Gomes, 57, Maria participou da ação de castração de animais promovida pela Prefeitura de Belém na Escola Bosque, distrito de Outeiro. O atendimento para a comunidade no Castramóvel foi sábado, 4, e é neste domingo, 5.

“Já demos muita injeção para a Linda não engravidar. Ela acabou engordando muito. Sei que isso não faz bem para ela, então, a vinda do Castramóvel pra cá é uma bênção”, comentou Maria. E Júdice completa: “Agora nos sentimos amparados aqui em Outeiro. Durante muitos anos não tínhamos esse tipo de serviço, de tanta qualidade, para a nossa comunidade".

Responsabilidade

Para a universitária Selma Vasconcelos, 35, a castração é uma segurança para a saúde de sua “filha”, a cadela Luly. “Aqui ela está sendo atendida da melhor forma, por profissionais muito dedicados e qualificados. Além do mais, por uma questão econômica, precisamos prevenir o nascimento de outros filhotes. Não tenho condições de pegar outro animal e muito menos coragem de abandonar um na rua”, afirmou Selma.

A diarista Joyce Lemos, 25, aproveitou para castrar suas três cadelas, a Pretinha, a Branquinha e a Chocolate. “Sem dúvida essa é uma oportunidade que não podemos perder. Eu jamais teria condições de pagar por essas cirurgias numa clínica veterinária. E aqui a equipe é nota mil! São pessoas muito dedicadas, que atendem sempre com carinho e profissionalismo”, destacou Joyce.

Controle

O município oferece gratuitamente a castração de animais, serviço feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCS), divisão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O atendimento itinerante descentraliza o serviço e chega aos distritos da capital. O Castramóvel é dotado de toda a estrutura e profissionais para garantir o melhor atendimento aos animais.

“Estamos uma vez por mês em Outeiro com esse atendimento", informa a médica veterinária Valéria Araújo, responsável pela ação deste fim de semana. "Embora a gente ainda perceba alguma resistência por parte de algumas pessoas, a castração é um método seguro e eficaz contra doenças, além de garantir o controle populacional de cães e gatos. É um procedimento simples, que não dura mais que dez minutos, em média”, ensina Valéria.

Nos dois dias de atendimento em Outeiro, foram castrados 50 animais. Antes do dia da cirurgia, agendada previamente, os tutores cadastrados assistem a uma palestra de sensibilização sobre a posse responsável.

São atendidas pessoas com renda de até dois salários mínimos, previamente cadastradas, apresentando comprovante de residência, Número de Inscrição Social (NIS), CPF e RG.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?