07/03/2023 às 09h11min - Atualizada em 07/03/2023 às 09h11min

Sinfônica do Theatro da Paz apresenta concerto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O concerto inicia às 20h e será dedicado especialmente às mulheres

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom Theatro da Paz
Divulgação
Nesta quarta-feira (08), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), realiza um concerto especial dedicado às mulheres, sob a regência da maestra convidada Maria Antonia Jiméniz e participação de solistas, o concerto terá início às 20 horas, no Theatro da Paz, no Centro de Belém. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com Theatro da Paz e a Academia Paraense de Música (APM).
 
Entre os compositores apresentados, está a pianista francesa Cécile Chaminade do século XIX e XX. Ela viveu entre 1857 e 1944, nasceu em Paris e morreu em Marseille. Desde muito jovem ela demonstrava seu talento para compor e editou músicas desde muito cedo.  A peça que será executada ‘Concertino para Flauta e Orquestra, Op. 107’ é muito tocado hoje em dia e foi feita para flauta e orquestra, mas também é muito tocada em piano e será solada por Clara Nascimento, chefe do naipe de flautas da OSTP.
 
De acordo com a maestra Maria Antonia Jiméniz, a primeira parte do concerto será a homenagem principal pelo Dia Internacional da Mulher. “Essa peça será solada por uma mulher e vai ser regido por uma mulher. Ser convidada para reger a OSTP é sempre maravilhoso. É uma honra pela orquestra e é uma honra pela data. Então, eu estou realmente muito feliz e grata”, disse a maestra.
 
A apresentação também terá obras de Franz Joseph Haydn (1732-1809), um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven e a posteridade apelidou este grupo como "Trindade Clássica Vienense". A segunda peça que será executada é a ‘Sinfonia 82’ de Joseph Haydn, a primeira de uma série de cinco sinfonias que ele dedicou à França.
 
Haydn é chamado do pai da sinfonia, pois foi ele quem começou a desenvolver o gênero sinfonia e escreveu mais de cem sinfonias. Também foi considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo.
 
A terceira peça é de um outro famoso, também clássico, Mozart (1756-1791), que foi um músico e compositor austríaco, considerado um dos maiores nomes da música erudita e um dos compositores mais importantes da história da música clássica. Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg, na Áustria e faleceu em Viena, na Áustria. A OSTP vai interpretar ‘Sinfonia Concertante’, que é uma sinfonia que tem solistas. E neste caso, terá além da orquestra, quatro solistas das madeiras. Joás Saraiva, no oboé; João Marcos Palheta, no clarinete; Samuel Rosa, no fagote e Fabrício Santos, na trompa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?