15/03/2023 às 09h02min - Atualizada em 15/03/2023 às 09h02min

Exposição Fauna e Flora Brasileira apresenta trabalho pioneiro de Emílio Goeldi

A mostra oferece aos belenenses a chance de observar, gratuitamente, gravuras que retratam a biodiversidade brasileira e difundem a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Ernst Lohse

Com edição da RedaçãoBelem.com.br
Agência Belém
Projeto Goeldi
O Teatro Popular Nazareno Tourinho, localizado na praça do Carmo, na Cidade Velha, recebe a partir do dia 20 deste mês a exposição Fauna e Flora Brasileira. 

Até o dia 23 de maio deste ano, os belenenses terão a chance de observar, gratuitamente, gravuras que retratam a biodiversidade brasileira e difundem a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Ernst Lohse, ícones da ciência e da arte.

A exposição é uma realização da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi e, na capital paraense, conta com o patrocínio da Prefeitura de Belém. 

Segundo a curadora da exposição Fauna e Flora Brasileira, Lani Goeldi, bisneta do cientista e naturalista Goeldi, "reunimos Emílio e Oswaldo Goeldi, pai e filho, respectivamente, em uma exposição com um formato inovador, interativo e inclusivo, utilizando a tecnologia da realidade aumentada, dando vida às obras apresentadas. São 337 espécies de aves amazônicas, catalogadas pelo meu avô: os originais destas litografias, aquareladas, fazem parte do acervo do Museu de História Natural de Berna, na Suíça".

Lani Goeldi diz ainda que na exposição há uma série, pouco conhecida, do artista Oswaldo Goeldi, filho de Emílio Goeldi, com 22 xilogravuras coloridas de flores brasileiras, representando a flora tropical. 

Lani está à frente da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi e, recentemente, formalizou um termo de cooperação técnica com o Museu Paraense Emílio Goeldi. 

Emílio Goeldi

Foi um cientista, zoólogo e naturalista suíço, que fixou residência no Brasil em 1885. Entre os anos de 1893 a 1907, mudou-se com a família para Belém e dirigiu o Museu Paraense de História Natural e Etnografia, que mais tarde seria denominado Museu Paraense Emílio Goeldi em sua homenagem, em virtude da excelência dos serviços prestados para a ciência.

Nesse período, ele desenvolveu um trabalho fundamental, a partir de visitas em grande parte da Amazônia, e realizou intensas coletas para formar as primeiras coleções zoológicas, botânicas, geológicas e etnográficas da região.

Em 1897, Goeldi contratou para o museu o fotógrafo, desenhista e litógrafo alemão Ernst Lohse, que trabalhou no Museu Goeldi por quase 20 anos. No início do século XX, fez notável documentação fotográfica no Museu Paraense, tornando-se um profundo conhecedor do ambiente amazônico.

As obras de Lohse, que representam as aves amazônicas e que compõem a mostra, foram catalogadas por Emílio Goeldi entre 1900-1906, publicadas no "Álbum de Aves Amazônicas” ou em alemão “Die Vogelwelt am Amazonenstrom”.

Exposição Fauna e Flora Brasileira

Abertura: 20 de março de 2023 
Horário: 18h
Local: Teatro Popular Nazareno Tourinho
Endereço: Praça do Carmo, 48, na Cidade Velha
Encerramento:  até o dia 23 de maio, com entrada franca.

O teatro popular Nazareno Tourinho funciona de segunda a sexta-feira, das  9h às 12h e das 14h à 16h30.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?