04/04/2023 às 08h49min - Atualizada em 04/04/2023 às 08h49min

Prefeitura de Belém intensifica poda preventiva para evitar quedas de árvores na cidade

O intuito é evitar a queda de novas árvores na capital paraense

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Divulgação/Semma
Com a intensificação das chuvas típicas do inverno amazônico, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), aumentou também o trabalho de poda preventiva em Belém. O objetivo é evitar novas quedas de árvores na capital paraense.

"Após esse serviço, agora é hora de limpar a cidade, retirando galhos e folhas resultantes da operação das podas realizadas", explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira. 

A intenção é deixar a cidade limpa, antes do fim de semana da Páscoa. Para isso, uma operação integrada entre a Semma e a concessionária de energia elétrica, a Equatorial Pará, começou, nesta segunda-feira, 3, a retirar os restos de galhos, folhas e troncos. 

Operação

De acordo com a Semma, são 57 pontos de material acumulado. Para fazer a limpeza, a operação conta com seis caminhões, dois trituradores, além de uma equipe de 24 pessoas. A ação deve ser finalizada até a próxima quarta, 5 de abril.

"Dos 57 pontos de acúmulo de resíduos, 24 foram podas autorizadas e executadas pela empresa Equatorial Pará, por causa de galhos entrelaçados com a rede elétrica", aponta a secretária Christiane Ferreira. 

Segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes Públicas da Semma, Cayan Rossy, a intensificação da poda preventiva na cidade era necessária, considerando que o período chuvoso continua intenso. Porém, essa ação produz o entulho, que precisa ser retirado das ruas da cidade o mais rápido possível.

Cayan Rossi observa que muitos pontos onde se acumulam galhos e folhas são resultados de podas irregulares, sem autorização, o que causa entupimento da rede de esgoto. "É importante lembrar que poda irregular, sem autorização, é crime ambiental", diz o diretor. 

Reaproveitamento do resíduo

Com exceção dos troncos de grande porte, galhos e folhas serão triturados e utilizados como adubo na Granja Modelo da Prefeitura de Belem. É lá que são produzidas mudas arbóreas para a revitalização de praças dos logradouros do município.

O restante do material não reaproveitável é destinado para o aterro sanitário do Aurá, em Ananindeua. Troncos, galhos e folhas fazem parte dos resíduos inertes, que são compactados em uma célula de recebimento destes.

O “lixão” do Aurá foi desativado em 2015 e a administração do espaço é de responsabilidade da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?