10/04/2023 às 08h41min - Atualizada em 10/04/2023 às 08h41min

Mangueirão ganha status de estádio olímpico inclusivo com espaço sensorial

Estádio tem sala sensorial para torcedores com maior sensibilidade à luz e sons, assistirem aos espetáculos com maior conforto e segurança

Com edição da Redação
Agência Pará
Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

Pessoas com deficiência poderão acompanhar aos jogos de seus times, de um espaço adaptado dentro do Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão. Idealizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), a sala foi entrgue, neste domingo (9), pelo governador do Estado, Helder Barbalho


O governador destacou a importância do espaço para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e para os familiares delas. “Entregamos o Mangueirão de volta para a torcida, para o futebol profissional, para esportes amadores. Aqui nós teremos diversas atividades, como o atletismo, atividades na área da educação, saúde, um equipamento com sua multifuncionalidade que possa atender e assistir a nossa população”, pontuou Helder.


Primeiro estádio do País a ter duas salas de acomodação sensorial voltada para torcedores com deficiência, o novo espaço conta com isolamento acústico, que reduz o barulho externo, sofás, televisores, pintura diferenciada, além das atividades desenvolvidas especialmente para pessoas com TEA.


A obra foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).


Nesse espaço, crianças, jovens, adultos e idosos com diagnóstico fechado ou em investigação para TEA e seus familiares poderão usufruir de um ambiente reservado, com acesso mais restrito e simplificado, com a disponibilidade de recursos e equipamentos, como abafadores, mordedores, lycras sensoriais, coletes e aliviadores de estresse.


Desenvolvido em dois camarotes com fácil acesso por rampas e localizado ao lado oposto onde costumam ficar as torcidas organizadas, o Espaço TEA no novo Mangueirão tem ainda adaptações ambientais, a exemplo da vedação acústica, dimmer e caixa de som para regular a intensidade visual e sonora, ideais para regulação sensorial da pessoa com Autismo, como forma de colaborar no equilíbrio da intensidade, quantidade e frequência das informações recebidas pelo ambiente.


A coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, disse que a iniciativa mostra a preocupação do governo do Pará com a questão da inclusão, oferecendo a todos a oportunidade de assistir um jogo no principal estádio da cidade. “A sala sensorial é um espaço onde esses torcedores que tem mais sensibilidade à luz, sons, poderão assistir com mais conforto a uma partida de futebol. Isso não existia antes e agora temos um espaço Inclusivo no Mangueirão”, concluiu Nayara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?