20/04/2023 às 08h41min - Atualizada em 20/04/2023 às 08h41min

Prefeitura de Belém alerta pais e mães para a urgência de imunizar crianças contra a influenza e a covid-19

A vacinação é fundamental para manter a saúde dos pequeninos em dia

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Macio Ferreira/Agência Belém

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2023 foi aberta em Belém pela Prefeitura Municipal no dia 30 de março, dez dias antes da data prevista pelo Ministério da Saúde. O público-alvo neste primeiro momento  são idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias.


Porém, desde de o início da campanha, o número de crianças imunizadas na cidade permanece baixo. Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) mostra que apenas 9,35% de crianças que se enquadram no público-alvo foram imunizadas, o que corresponde a 8.942. Esses números estão longe da meta da Prefeitura, que é vacinar 95.592 crianças nesta faixa etária.


Covid-19


Outra vacina com baixa cobertura em crianças é a que protege contra o vírus da covid-19. O último balanço da Sesma apontou que foram aplicadas 4.303 doses em crianças de seis meses a 2 anos, em Belém, o que corresponde a 25,36% de cobertura vacinal deste grupo. A meta da gestão municipal é vacinar 16.966 crianças nesta faixa etária. 


Já entre crianças entre 3 anos e 4 anos, 11 meses e 29 anos, foram aplicadas 14.834 doses de um total de 33.280 correspondente a uma cobertura até o momento de 44,54% deste grupo.


Convocação aos pais e mães


Para chamar a atenção dos responsáveis, a Prefeitura de Belém convoca pais e mães para que levem suas crianças de seis meses a seis anos incompletos em uma das 60 salas de vacinação, distribuídas na rede de Unidades Básicas de Saúde e pontos de vacinação de instituições parceiras.


“Em criança, devido à baixa imunidade ou à imunidade em construção, a influenza pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda grande, ou seja, uma complicação. Isso pode ser evitado com uma ferramenta de prevenção: a vacina, que protege contra três cepas do vírus”, destaca a representante da Coordenação de Imunização da Sesma, Lanna Xantipa. 


O cenário de baixa procura de crianças pela vacina contra a Influenza e covid é constatado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Guamá. “A nossa procura ainda está baixa, levando em consideração o tamanho da população do bairro. Nós estamos fazendo de tudo para conscientizar os responsáveis para vacinar suas crianças”, informa a enfermeira responsável pela UBS Guamá, Edenilza Santos. 


Já a auxiliar de escritório e moradora do bairro do Guamá, Adriana Cardoso, aproveitou o horário de almoço no trabalho para imunizar os filhos Benício, 1 ano, e Alice, 5 anos, contra a influenza nesta quarta-feira, 19, na UBS do bairro. 


“Eu acho que toda vacina é um bem para cada criança, por isso fico sempre atenta à carteira de vacinação dos meus filhos", conta a mãe. Ela faz um apelo aos pais e mães de outras cranças do bairro. "Pais, tragam seus filhos para se vacinar, elas são muito importantes desde os primeiros dias de vida deles”, alerta Adriana Cardoso. 


Alerta


A coordenadora de Imunização da Sesma, Nazaré Athayde, esclarece que a influenza é uma doença viral, que é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.


Ele ressalta que as crianças, por não possuírem os cuidados de higiene e etiqueta respiratória dos adultos, estão mais suscetíveis a serem contaminadas e a transmitir a doença a outras pessoas.


"A vacinação infantil contra Influenza reduz a circulação do vírus, reduz o risco das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), que podem levar a internações e até a óbitos, além de evitar o agravamento de pneumonias, sinusites e doenças cardíacas", explica Nazaré Athayde.


As vacinas contra a influenza e a covid-19 estão disponíveis em Belém para crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, de segunda a sexta, nos endereços abaixo: 


Pontos de Vacinação:


• Unidades de Saúde: 8h às 17h;

• Hospital do Exército: 8h às 12h;

• Hospital da Aeronáutica: 8h às 17h;

• Hospital Naval: terças e quintas-feiras - 8h às 12h;

• Universidades (Fibra, Unifamaz, Unama Alcindo Cacela e Uepa - Escola de Enfermagem): 9h às 17h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?