20/04/2023 às 11h02min - Atualizada em 20/04/2023 às 11h02min

Tiradentes: veja o que abre e o que fecha no feriado desta sexta-feira (21) em Belém

Diversos serviços da esfera pública e privada terão o horário de funcionamento alterado; serviços essenciais funcionarão sob regime de plantão

Com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Arquivo/O Liberal

Celebrado nesta sexta-feira (21), o feriado de Tiradentes trará mudanças à rotina dos paraenses, já que diversos serviços da esfera pública e privada, em Belém e Região Metropolitana, terão o horário de funcionamento alterado. Serviços essenciais à população estabelecerão regime de plantão. Já alguns locais funcionarão em horário especial ou optarão pela suspensão das atividades. 


Confira o que abre e o que fecha durante o feriado:


Lazer


A Estação das Docas, no bairro da Campina; Mangal das Garças, no bairro da Cidade Velha; e o Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna", no bairro do Curió-Utinga, irão funcionar em seus horários normais durante o feriado. Todos os espaços têm entrada gratuita para o público.


Estação das Docas


Neste feriado de Tiradentes, a Estação abrirá normalmente ao público, de 10h às 2h.


O complexo é aberto ao público diariamente. Às segundas e terças funciona das 10h à meia-noite; às quartas, das 10h à 01h; de quinta a sábado, das 10h às 2h da madrugada, e aos domingos, das 9h à meia-noite.


Parque Zoobotânico Mangal das Garças


O Mangal das Garças funciona de terça a domingo, das 8 às 18h. Fecha às segundas para manutenção. O espaço estará funcionando normalmente neste feriado. 


Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna"


Nesta sexta-feira (21) o Parque abrirá ao público de 6h às 17h. O local funciona de quarta a segunda, das 6 às 17h, e  fecha às terças para manutenção.


Estação Cidadania


Na sexta-feira (21), os atendimentos estarão suspensos nas Estações Cidadania em Ananindeua, Belém, Parauapebas, Marabá, Santarém e Tucuruí. Os atendimentos serão retomados normalmente na segunda-feira (24), conforme o agendamento prévio e de acordo com as demandas oferecidas pelos órgãos parceiros nas Estações.


Ceasa


As Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) seguirão com as atividades de comercialização e atendimento aos clientes em funcionamento normal neste feriado de Tiradentes, na sexta-feira (21). As vendas dos produtos hortifrútis no Mercado da Ceasa, em Belém, serão das  21h às 6h. como informou o órgão. Portanto, os consumidores poderão realizar suas compras para o final de semana normalmente.


Comércio de Belém


O comércio lojista e varejista de Belém funcionará normalmente nesta sexta-feira (21), de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas). Lojas de via pública funcionarão das 8h às 18h. Já os shopping centers, das 11h às 21h.


Supermercados


O funcionamento dos supermercados seguirá normalmente, de acordo com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas). O expediente será de acordo com o horário estabelecido por cada estabelecimento — tanto para abertura quanto para fechamento.


Bancos


Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Tiradentes. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto nos feriados quanto nos fins de semana.


Lotéricas


Conforme informações do Sindicato dos Empresários Lotéricos do Estado do Pará (Sinelepa), a abertura das lotéricas será determinada conforme a decisão de cada gestor dos pontos na sexta de Tiradentes — cada gestor dos estabelecimentos optará ou não pela abertura. No sábado (22), as lotéricas abrem normalmente.


Prefeitura de Belém


Os serviços essenciais serão mantidos nos órgãos públicos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de Belém, conforme prevê o Decreto nº. 106.179/2023, publicado no Diário Oficial do Município dia 14 de fevereiro deste ano.


Neste caso, consideram-se essenciais: a fiscalização e o Departamento de Feiras, Mercados e Portos da Secretaria Municipal de Economia (Secon); das unidades que possuam Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Central de Leitos; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Departamento de Vigilância em Saúde (Devs); Hospital Geral de Mosqueiro; Central de Ambulância 192 (Samu); dos hospitais do Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira; das unidades que possuam Urgência e Emergência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb).


Além dos cemitérios; do Departamento de Resíduos Sólidos (Dres), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan); dos setores operacionais da Semob; dos Serviços de Proteção Social de Média e Alta Complexidade; rede de abrigos e casa de passagem; do serviço de acolhida em abrigo para crianças e adolescentes; do serviço de acolhida em abrigo para mulheres vítimas e violência; serviço de acolhida em abrigo para adultos e famílias em situação de rua; e setor de calamidade e emergência (Sicape).


Aponta ainda como essenciais os serviços do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua; das unidades de plantão da Funpapa e conselhos tutelares; dos serviços essenciais da Guarda Municipal de Belém; área de arrecadação; e todo o pessoal sob regime de escala de serviços ou regime de plantão, a fim de que o atendimento à população não sofra interrupção.


Shopping centers de Belém e Ananindeua


Shopping Bosque Grão-Pará


Lojas: 11h às 21h

Entretenimento e Lazer: 11h às 22h

Praça de Alimentação/Quiosques de Alimentação: 11h às 22h

Restaurantes: conforme Programação

Cinema e Teatro: conforme Programação

Academia e Cross Fit: conforme programação


Shopping Metrópole Ananindeua


Lojas: 12h às 22h

Praça da alimentação e lazer: 12h às 22h

Cinema: conforme programação


Parque Shopping Belém


Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h

Restaurante: 11h30 às 23h

Cinema: de acordo com a programação.


Boulevard Shopping Belém


Lojas: 11h às 21h

Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h

Restaurantes: 11h às 00h

Cinema: de acordo com a programação.


Castanheira Shopping Center


Lojas: 11h às 21h

Praça de Alimentação e Parque: 11h às 22h

Supermercado Lider: 7h às 22h

Academia e cinema: de acordo com a programação


Pátio Belém


Lojas: 11h às 21h

Praça de Alimentação: 11h às 22h

Smart Fit: 9h às 15h

Padaria Pão com Arte: 8h às 21h

Cinema: conforme programação


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?