30/05/2023 às 11h44min - Atualizada em 30/05/2023 às 11h44min

Semas realiza Feira da Agricultura Familiar e da Sustentabilidade nesta terça (30) e quarta-feira (31)

A grande variedade de produtos orgânicos para os consumidores e o incentivo à reciclagem são destaque nos dois dias de evento

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ascom Semas

Com ampla variedade de produtos à venda e incentivo à reciclagem, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar e da Sustentabilidade será realizada em Belém, nesta terça (30), na Casa Vicente de Paula, localizada na Avenida Magalhães Barata, 138, em Nazaré, e quarta-feira (31), na frente da sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na Travessa Lomas Valentina, 2.717, no bairro do Marco.


A Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas organiza o evento que objetiva fomentar a produção rural familiar de alimentos sem utilização de pesticidas para o estímulo a práticas saudáveis na alimentação da população e à melhoria da arrecadação dos agricultores. A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental da Agricultura Familiar (PEAAF), do Governo do Estado, que fortalece o desenvolvimento rural de forma sustentável.


“A feira é uma atividade que une e fortalece os laços entre agricultores, a Semas e as comunidades do entorno, proporcionando visibilidade, divulgação e a comercialização dos produtos gerados pelos produtores familiares”, explica a gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental da Semas, Edira Vidal.


Os produtores familiares que vêm para o espaço vender os produtos semeados nos municípios de Bragança, Mãe do Rio, Santa Izabel do Pará, do nordeste paraense; de Ananindeua e Belém, da Região Metropolitana, entre outras localidades, têm comparecido mensalmente com uma produção de abacaxi, mamão, cheiro-verde, pupunha, mel, laticínios – coalhada e queijo, assim como peixe, camarão, e demais ofertas que são bem recebidas pelos fregueses da vizinhança e servidores da Semas.


A Semas também recebe da comunidade, por meio do seu setor de sustentabilidade, materiais recicláveis de plástico (pets), papel e papelão, vidros, alumínio, além das pilhas e baterias usadas, que são trocados por mudas de plantas medicinais e para decoração de residências. Há também permuta de material reciclável por biofertilizante, um adubo químico produzido no biodigestor que funciona na Secretaria. Depois da troca, o material arrecadado é entregue para o Instituto Alachaster, que tem parceria com a Semas, e encaminha os produtos recebidos para cooperativas e outros destinos para reciclagem.


Na área da feira da sustentabilidade, ficam expostos à venda artesanatos criados por alunos de oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos e geração de renda, onde são ensinadas técnicas de transformação, por exemplo, a partir da utilização de óleo de cozinha usado para fabricar sabão caseiro, com geração de renda. Outro tipo de artesanato é a eco bijuteria produzida com papel de embalagens de sabonete, de perfume, e outros papéis que seriam descartados de forma imprópria no meio ambiente e são reaproveitados.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?