02/06/2023 às 12h30min - Atualizada em 02/06/2023 às 12h30min

Confira 5 opções de programação cultural em Belém nessa sexta-feira (2)

Redação Belem.com.br
Amazônia Jazz Band/ Divulgação
Junho já chegou com tudo, e a primeira sexta-feira do mês traz diversas atrações culturais para os moradores da capital paraense, com ênfase na música.
 
1. Festival Sonido
Muita música instrumental e experimental espera pelo público no primeiro dia do Festival Sonido, com a vantagem de não precisar sair de casa. A transmissão ao vivo está garantida pela TV e Portal Cultura do Pará, a partir de 19 h, no canal 2.1, e pelo portalcultura.com.br. A condução será dos apresentadores Leonardo Chaves e Isabela Leite.

Programa
• Levadas de Festa: Manoel Cordeiro (PA), Kassin (RJ) e Pupilo (PE)
• Banda BORA? e Jade Guilhon (PA)
• As Sinceras (PA)
• Ultimato (RO) e MG Calibre (PA)
 
2. Amazônia Jazz Band
Com um repertório 100% amazônico, a Amazônia Jazz Band (AJB) sobe novamente ao palco do Theatro da Paz, às 20h, para mais um show inédito da temporada 2023 da big band. A apresentação compõe o "Junho Verde", com o mês voltado à sensibilização e conscientização ambiental. A ação integrada é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Os ingressos estarão disponíveis somente na bilheteria do Da Paz a partir das 9h do dia do concerto e custará R$2,00 (dois reais). Apenas dois ingressos podem ser retirados por pessoa. 

Programa
"FOI ASSIM"
Paulo André & Ruy Barata

Arr. Josiel Saldanha
"UIRAPURU"
Waldemar Henrique

Arr. Daniel Apollaro
"SABOR AÇAÍ"
Nilson Chaves

Arr. Kim Freitas
"DANÇANDO NO RIO"
Adelbert Carneiro/Trio Manari

Arr. Jonas Hocherman
"RITUAL DOS TAMBORES" (ÁRVORES QUE TOCAM)
Thiago D’Albuquerque

Sonora (ÁRVORES QUE TOCAM) Thiago D’albuquerque
Arr. Jonas Hocherman
"TÔ, QUE TÔ... SAUDADE"
Nilson Chaves

Arr. Josiel Saldanha/Rafael Oliva
"OLHO DE BOTO"
Nilson Chaves

Arr. Josiel Saldanha/Rafael Oliva
"MERENGUE DO BETINHO"
Ziza Padilha

3. Festival Sotaques da Sanfona
A Estação das Docas foi o local escolhido para receber o Festival Sotaques da Sanfona, evento nacional quer ressaltar a importância e pluralidade da sanfona, e reforçar a presença do instrumento em todos os segmentos da música brasileira. A programação conta com shows gratuitos que reúnem sanfoneiros de todo o Brasil. O evento ocorrerá no espaço do Anfiteatro São Pedro Nolasco
 
Dia 2 de junho (sexta-feira), às 19h:
Tista Lima e Trio Manari (PA) – A Sanfona Paraense
Gabriel Levy (SP) – A sanfona na música do mundo
Helinho Medeiros e Quinteto da Paraíba (PB) – A música de câmara na Sanfona
Toninho Ferragutti Quinteto (SP) – A Sanfona urbana contemporânea

Dia 3 de junho (sábado), às 19h:
Andrezinho (MA) – Sanfona na nova geração
Karol Maciel (PE) – A presença feminina na sanfona nordestina
Marcelo Caldi (RJ) – A sanfona no choro
Renato Borghetti (RS) – A Gaita-ponto e o festejo do sul

Dia 4 de junho (domingo), às 18h:
Kiko Horta (RJ) – A sanfona carioca
Marcelus Anderson (MS) – a sanfona pantaneira
Mestrinho (SE) – A tradição que se renova
O festival que celebra os sotaques da sanfona brasileira promete ser um retrato musical do Brasil. A programação inclui, ainda, workshops, palestra e aula-show realizados na Fundação Amazônica de Música – FAM, com participação gratuita. Para mais informações siga o festival nas redes sociais @sotaquesdasanfona.

 
4. Festival Claro que é Rock
Já pensou curtir na mesma noite os shows de Paralamas do Sucesso e Frejat , grandes nomes do rock nacional, e ainda conhecer mais do rock autoral paraense com os shows deInesita, Kikito e Malu Gadelha?

O Festival Claro que é Rock acontecerá nessa sexta (2), às 21h. Compra dos ingressos deve ser feita pelo site Bilheteria Digital.
 
5. Uma noite no museu
Nesta sexta-feira, 02, ocorrerá a vivência “Uma Noite no Museu”, de 18h às 21h, no Complexo Feliz Lusitânia. O Museu de Arte Sacra (MAS), Museu do Encontro, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan) e Museu do Estado do Pará (MEP) estarão de portas abertas para receber os visitantes.
 
Museu de Arte Sacra (MAS)
A exposição “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva da Cultura dos Povos”, pode ser vista na Galeria Fidanza. A mostra é composta por fotos, vídeos, objetos de museus, sons e um rico acervo composto por peças de colecionadores e artesãos. São mais de 800 peças expostas com o objetivo de proporcionar experiências interativas com o patrimônio imaterial de todas as regiões do país.
Belém é a primeira cidade do Norte do País que recebe a mostra. São 52 bens culturais registrados como patrimônio cultural imaterial brasileiro que estão no MAS. Destes, 11 são do Norte e quatro exclusivamente paraenses: Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Festividades do Glorioso São Sebastião na região do Marajó, Carimbó e Modo de fazer Cuias do Baixo Amazonas.
 
Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan)
O espaço recebe a mostra multimídia que debate a democracia brasileira: “Brasil Futuro: As Formas da Democracia”. A itinerante homenageia o regime democrático a partir da pluralidade da cultura do país. A visitação está disponível até o dia 18 de junho.

Museu do Estado do Pará (MEP)
A exposição “Imagens que não se conformam”, realizada pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Instituto Odeon com apoio do Governo do Estado, segue aberta até o dia 25 de junho. Com peças da coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e trabalhos de artistas contemporâneos com obras raras do acervo do IHGB que remetem aos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil.
 
 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?