05/06/2023 às 11h02min - Atualizada em 05/06/2023 às 11h02min

Salomão Habib apresenta concerto inédito ‘Tó Teixeira – 130 Anos – Mais uma lembrança’

A sobrinha neta de Tó Teixeira, Maria de Jesus ou como é conhecida, ‘professora Lucy’, 97 anos, estará presente no evento

com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Divulgação
O músico, professor e escritor Salomão Habib realiza no dia 13 de Junho o concerto “Tó Teixeira – 130 Anos – Mais uma lembrança”. O espetáculo acontece às 20h, no Theatro da Paz e apresenta ao público obras inéditas e é considerado um concerto histórico. A sobrinha neta de Tó Teixeira, Maria de Jesus ou como é conhecida, "professora Lucy", 97 anos, estará presente no evento.

Salomão é violonista e pesquisador, ao longo de 30 anos dedica-se a estudar a obra do compositor paraense Tó Teixeira. O concerto que será apresentado faz parte da segunda etapa da pesquisa de Habib.

Para o músico, o concerto é sobre música e sobre lutas. "Sobre o concerto alguns motivos que o tornam histórico nesses 130 anos, por conter obras inéditas que fazem parte da segunda etapa da pesquisa que já conta com 30 anos de dedicação", iniciou.

Tó Teixeira foi um dos maiores violinistas da Amazônia e marcou a vida cultural paraense. Mestre na arte de tocar instrumentos e compor canções, Tó foi o responsável pela consolidação da música popular urbana de uma Belém no início do século XX.

"Celebrar Tó Teixeira, é mais que um evento cultural. É celebrar as conquistas das lutas de gerações, oprimidas pelo racismo e pelo preconceito. Lutas que não devem ser esquecidas. Tó, ensinou que o amor à música, aos seus alunos e amigos, à dignidade da profissão do músico, foram as suas maiores riquezas", continuou.

Salomão destaca algumas das obras inéditas, entre elas, "Rubelema" e também destaca a participação da Orquestra de Choro Tó Teixeira, que possui 10 integrantes. "A cada nota, mestre Tó renasce, refazendo histórias. Viva Tó Teixeira, o Poeta do Violão. Muitas são as obras inéditas do compositor Tó Teixeira. Dentre elas, serão tocadas no concerto 'Rubelema', 'Tem Tem - a Despedida', 'Marcha de todos', 'Bambiá de Dindinha', entre outras", contou.

Fazem parte da O Orquestra de Choro Tó Teixeira, os músicos: Buchecha (cavaquinho), Mauro ricardo ( violão 7 cordas), Diego santos (violão de 7 cordas), Paula borges (bandolim); Paulo borges (flauta), Andre ganso (percussão), Thaiz vera cruz (pandeiro). E também Marcos puff (clarinete e sax), Mayco Danin (voz dueto) e de Salomão habib (violão). Conta ainda com as participações de especiais de Gilson no bandolim, Yasmim Correa no violão e Pedro Richardson, no violão.

Habib destaca o gênero musical e aproveita para fazer um convite ao público paraense. "O Choro Amazônico é um estilo especial e muitas surpresas musicais serão apresentadas ao público, num evento dividido em duas partes distintas, a solo e a com a participação da Orquestra... Estará presente ao Theatro da Paz a Sra Maria de Jesus ou como é conhecida Professora Lucy, sobrinha neta de Tó Teixeira, hoje com 97 anos. Todos estão convidados a esta festa da música popular urbana, sua história e beleza!", finalizou.

Serviço

Local do Evento: Theatro da Paz
Dia: 13 de junho de 2023
Hora: 20h
Ingressos vendidos na bilheteria.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?