08/06/2023 às 08h04min - Atualizada em 08/06/2023 às 08h04min

CIIR promove música em reabilitação para Pessoas com Deficiência

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs)

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
No Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, a música é, de fato, uma aliada terapêutica na reabilitação de Pessoas com Deficiência (PcD) assistidas pela instituição.

Conduzida pelo professor de música, Paulo Sérgio Fonseca, do setor de Arte e Cultura, a atividade destaca-se por ser global. “A música desenvolve no reabilitando a coordenação motora quando inicia o processo de tocar um instrumento, por exemplo, um violão; suas cordas aprimoram a coordenação motora fina. Outro ponto é a falta de concentração, interação social e dificuldade na fala, mas que, por intermédio da música construímos a autoestima. Então, a atividade potencializa diversos aspectos”, pontua o profissional.

De acordo com Paulo Sérgio, a Oficina de Música é parte integrante da equipe multiprofissional do CIIR que atua juntamente com a fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e a psicologia para o quadro clínico do reabilitando obter respostas ágeis e positivas. 

“No decorrer do acompanhamento, todos esses pontos ligados às terapias são estimulados. Quando o usuário chega para a oficina, por exemplo, uma pessoa com paralisia cerebral, recebo um prontuário descrevendo a demanda que a musicalidade pode melhorar naquela pessoa. Se tem uma dificuldade na fala, vamos por intermédio do canto, aperfeiçoar, e o que é mais possível trabalhar no reabilitando. É uma atuação em conjunto com todas as especialidades”, detalha o professor.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:  

O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?