08/06/2023 às 10h35min - Atualizada em 08/06/2023 às 10h35min

Veja como a tecnologia tem facilitado os cuidados com os animais

Especialistas explicam quais são as vantagens e as desvantagens da IoT para tutores e animais

com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Canal do Pet
A Internet das Coisas (IoT) é um termo tecnológico que se refere à conexão digital de objetos cotidianos à internet. Facilitando desde ações como ligar e desligar a TV até a coleta de dados de clientes, a técnica tem impactado até mesmo a vida dos pets , sobretudo no que se refere à saúde e à segurança.

No contexto dos animais de estimação, os dispositivos IoT incluem coleiras inteligentes, alimentadores automáticos, brinquedos interativos, câmeras de vigilância, entre outros [itens]”, diz o Felipe Coimbra CEO da Nexus Tecnologia (empresa de serviços de TI).

Como funciona a tecnologia?

Conforme explica a professora Gedeane Kenshima, para ser considerado um aparelho de pet IoT, não basta o dispositivo estar conectado à internet. Claro que esse é um dos fatores determinantes, porém, para funcionar, a tecnologia também necessita de troca de dados via identificação.

“Para ser um dispositivo IoT, ele precisa ser identificado na rede. Esta identificação é feita através de um número IP (Internet Protocol). Após identificado, [o dispositivo] pode coletar dados através de sensores, que, ao serem conectados à rede, enviam estes dados para serem processados, gerando serviços de monitoramento, armazenamento e atuando sobre o ambiente “, esclarece a especialista.

Vantagens e desvantagens dos dispositivos

As vantagens dos dispositivos IoT para os pets são inúmeras. Contudo, assim como outros aparelhos, a tecnologia também possui as suas controvérsias.
  • Monitoramento remoto: oferecendo tranquilidade e conforto aos tutores, os aparelhos IoT permitem que os usuários monitorem os animais mesmo a distância, podendo interagir, brincar, rastrear e até oferecer comida;
  • Qualidade de vida: por meio dos dispositivos, os tutores também podem coletar e armazenar dados para verificar se os bichanos estão comendo e se exercitando adequadamente. Além disso, recebem insights sobre a saúde dos pets ;
  • Segurança: por estarem conectados à internet, os aparelhos podem ser vulneráveis a ataques de hackers e, por coletarem muitos dados, podem causar problemas com a privacidade de informações;
  • Dependência de internet e distância dos pets : para funcionarem, os aparelhos requerem internet e, uma vez desconectados, perdem as suas funções. Em contrapartida, a sua utilização em excesso pode gerar distância e solidão nos animais.
  • Custo: mesmo o preço da maioria dos dispositivos IoTs sendo acessível, é bom lembrar que a tecnologia ainda é relativamente nova e os seus custos podem ser altos. “Embora os preços estejam caindo à medida que a tecnologia se torna mais comum, alguns dispositivos IoT ainda podem ser caros”, expõe Felipe Coimbra.
Dispositivos de pet IoT

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelas empresas DogHero e PetLove, em 2021, cerca de 54% dos 2.665 entrevistados para o estudo adotaram um pet durante a pandemia. Destes, apenas 28% trabalham em home office e 18% em sistema híbrido. O restante teve que adaptar a rotina para conciliar os cuidados com os animais. Nesse sentido, os produtos pet IoT surgiram como uma solução e, entre os mais populares, estão:
  1. Coleiras com GPS: ajudam a rastrear o animal de estimação e fornecem informações como sinais vitais e temperatura;
  2. Alimentadores automáticos: controlam a quantidade de ração e o horário em que o pet deve comer. Além disso, permite que o usuário alimente remotamente o seu bichinho;
  3. Câmeras de monitoramento: permitem que os tutores possam ficar de olho nos pets mesmo não estando em casa. Por meio do dispositivo, também é possível interagir com os animais via áudio para entretê-los;
  4. Brinquedos interativos: ajudam a distrair os pets e treiná-los mesmo estando longe de casa;
  5. Banheiro inteligente: para a área da limpeza, também existem dispositivos sanitários que oferecem uma solução prática, econômica e ecológica aos tutores. Neles, o xixi dos animais é escoado sozinho e há uma mangueira acoplada para limpá-lo. Porém, mesmo com as suas facilidades, limpar o banheiro regularmente é importante para evitar mau cheiro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?