15/06/2023 às 08h38min - Atualizada em 15/06/2023 às 08h38min

Altamira será sede do Chocolat Xingu pelo segundo ano consecutivo

Organização estima público superior a 20 mil pessoas durante quatro dias de evento

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau- Chocolat Xingu - será realizado no Centro de Eventos do município, a partir da próxima quinta-feira (15) até domingo (18). A expectativa dos organizadores é de um  público, no mínimo, 50% acima do registrado na primeira edição, que foi de 40 mil pessoas nos quatro dias de programação. Pelo segundo ano consecutivo, o município de Altamira, na Região de Integração do Xingu, receberá o maior evento de cacau e chocolate da América Latina.

O Festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em parceria com a Prefeitura Municipal de Altamira.

O festival em Altamira, a exemplo do que já ocorre em Belém, entrou no calendário oficial de eventos do governo estadual, atendendo à solicitação dos produtores da região da Transamazônica, a maior produtora de cacau do Pará. De acordo com os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 85% da produção estimada de cacau sai da região sudoeste do Pará, onde se concentram os municípios de Altamira e Medicilândia.

“Esse festival vem com o objetivo de divulgar e promover o cacau da região; além de capacitar, fazer a integração dos produtores locais com chocolatiers, palestrantes internacionais e rodadas de negócios. É muito importante para a cultura cacaueira não só da região, mas do Estado como um todo ", observou a engenheira agrônoma da Sedap, Dulcimar Melo, que integra a equipe do Procacau da secretaria e está na coordenação do festival pelo Governo do Estado. 

Dulcimar Melo explicou que os preparativos para a programação estão na fase final. “Está quase tudo pronto para essa segunda edição do Chocolat Xingu, que está sendo construída de uma forma que agregue o que Altamira tem para mostrar ao mundo; serão apresentadas diversas marcas de chocolates e demais produtos oriundos do cacau, como os bombons e  licor produzidos no Xingu”, ressaltou Dulcimar Melo.

Participantes

O Chocolat Xingu terá a participação de diversos especialistas no segmento e chefs renomados tanto do Brasil quanto de outros países. Entre os convidados internacionais que participarão da programação, conforme anunciou a representante da Sedap, está o secretário geral da Confederação Francesa de Chocolate, Christophe Bertrand, que proferirá palestra a respeito do fascínio que o chocolate e o cacau despertam nos europeus. O continente africano também estará representado na programação.

No dia 16, pela parte da tarde, no Fórum do Cacau, será realizada a palestra sobre o ecossistema do cacau em São Tomé e Príncipe pelo diretor executivo da Cooperativa de Exportação de Cacau de Qualidade (CECAQ 11), Adalberto Ferreira.

A programação consta ainda de  palestras técnicas, cursos de chocolate, concurso de melhor chocolate da Transamazônica, cozinha kids, chocoday que é uma programação voltada exclusivamente para os amantes de chocolate, visitas a propriedades com  jornalistas nacionais e internacionais que conhecerão como o cacau é produzido e quais as  empresas de chocolate da região. 

“Ano passado tivemos um público de 40 mil pessoas; esse ano estamos com a expectativa de um aumento  de público de pelo menos 50%, visto que em 2022 foi o inicio, acreditamos, também, no aumento de comercialização dos vários produtos que serão ofertados na feira, desde artesanato do nosso povo indígena, muitas marcas de chocolates, licor, bombons produzidos na Transamazônica e Xingu, entre outros”, estimou Dulcimar Melo.

Serviço

O Chocolat Xingu será realizado de 15 a 18 de junho no Centro de Eventos de Altamira. A programação completa pode ser conferida no link
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?