04/07/2023 às 09h06min - Atualizada em 04/07/2023 às 09h06min

Culinária paraense marca presença em Fórum Internacional de Gastronomia, na China

Belém é a única cidade da região Norte do Brasil e a 4ª do país que possui o selo de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco

com edição da Redação Belem.com.br
Agência belém
Divulgação
A Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana da capital (Codem), desembarca nesta terça-feira, 4, de volta a Belém, depois de participar, entre os dias 28/06 e 03/07, do Fórum Internacional de Gastronomia promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Macau, China.

A delegação foi composta por Luís Rodrigo Neves Teixeira (vice-presidente/Codem), Michael Corrêa (diretor de Desenvolvimento e Negócios/Codem) e pelo chef de cozinha Alexandre Barros. Todos tiveram as depesas com transporte aéreo e hospedagem pagas pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST), órgão do governo da administração da região administrativa de Macau, República Popular da China.

Para Rodrigo Teixeira, o fórum serviu para a troca de experiência entre as cidades criativas participantes. "A gastronomia é uma manifestação inequívoca da cultura de um povo e de seu território. A lição que tiramos deste evento em Macau é que podemos conhecer melhor um povo, sua identidade e sua cultura, através do modo como realiza sua comida, dos temperos utilizados, do manuseio e cultivo de seus alimentos", disse Rodrigo.

Surpresa positiva

"Me surpreendeu positivamente a forma pela qual fomos recebidos. Primeiro como brasileiros, em seguida, pelo fato de sermos amazônidas", destacou Michel Corrêa. "É muito dignificante o modo como somos vistos, por estarmos em uma região para onde os olhos do mundo estão voltados, no sentido da necessidade de preservação da floresta e das infinitas riquezas que ela produz, em particular os insumos, iguarias e proteínas que trouxemos e apresentamos durante o evento. O intercâmbio com os demais participantes foi imediato", destacou Michael Corrêa, diretor de desenvolvimento e negócios da Codem.

Filhote empanado em farinha de tapioca

Ponto alto do evento, as demonstrações culinárias tiveram na confecção e apresentação do prato paraense, pelo chef Alexandre Barros, o momento de maior destaque. Barros explicou a origem dos ingredientes e proteínas, assim como o modo de cozinhar um filé de peixe frito (filhote) empanado na farinha de tapioca, com salada de feijão colonial acompanhado por linguine de palmito ao molho de ervas amazônicas e camarão-rosa flambado na cachaça de jambu.

Fórum consolidado

Realizado pela primeira vez em 2016, quando Macau se preparava para integrar a Rede de Cidades Criativas de Gastronomia da Unesco, o Fórum Internacional de Gastronomia, em 2023, se consolidou como uma importante plataforma para intercâmbio e exploração de iniciativas de colaboração entre Macau, outras Cidades Criativas de Gastronomia, profissionais e acadêmicos do ramo e autoridades que veem na gastronomia um elo importante para a alteridade entre os povos e solidariedade entre Estados.

Belém é a única cidade da região Norte do Brasil e a 4ª do país que possui o selo de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco. Torna-se, assim, referência mundial em gastronomia e integra a rede de cidades criativas da gastronomia que buscam desenvolvimento de maneira sustentável, solidário e de modo socialmente justo.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?