19/06/2023 às 08h18min - Atualizada em 19/06/2023 às 08h18min

Pessoas com autismo conquistam espaço para acompanhar o Arrastão do Pavulagem

Espaço + Inclusão garantiu a dezenas de famílias o direito de brincar com suas crianças

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
No dia do Orgulho Autista, comemorado neste 18 de junho, o tradicional Arrastão do Pavulagem ganhou um espaço diferenciado dentro da programação junina. Trata-se do “Espaço +Inclusão”, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Pública para o Autismo (Cepa), realizada em parceria com a empresa Equatorial.

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Tea) e seus familiares foram recebidos em uma área montada de frente para o palco, onde puderam assistir às atrações culturais de forma confortável. Cerca de 20 famílias prestigiaram o evento junino. Abafadores e recursos terapêuticos foram distribuídos para as pessoas com autismo. A ideia era dar conforto sensorial aos participantes, já que algumas pessoas com autismo possuem mais sensibilidade a ruídos.

“As dificuldades sensoriais e sociais são condições comuns em pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autismo, mas a proposta do espaço “+ Inclusão” é permitir que esse público junto de seus familiares frequente esses espaços de lazer e tenham acesso às nossas manifestações culturais sem deixar de lado o seu conforto e bem estar”, disse Nayara Barbalho, coordenadora da CEPA.

Referência

Nayara destaca, ainda, que o Estado do Pará tem se tornado referência a nível nacional, por ser pioneiro nas implementação e implantação de políticas públicas para o autismo. “Vale ressaltar que são políticas efetivas. Através da lei 9.061 de 2020, e da criação da coordenação de políticas para o autismo, que é o órgão por gestar e monitorar e implementar políticas públicas, já foram efetivadas várias garantias de direitos através de programas e projetos elaborados pela equipe e coordenação estadual, como as Carteiras para Autistas, a idealização e inauguração de Núcleos de Atendimento de Pessoas com Espectro Autista, que são dispositivos em saúde que geram modelos de atendimentos baseados em evidências científicas, Festival Tealentos, Espaço Tea, no Mangueirão, e a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, que promove a economia criativa. Esses são alguns, mas a ideia é fazer muito mais”, ressaltou Nayara.

O espaço “+Inclusão” contou com uma equipe multidisciplinar formada por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e pedagogos.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?