26/06/2023 às 08h43min - Atualizada em 26/06/2023 às 08h43min

"Arraiá Junino Inclusivo" é promovido em Belém

Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e familiares puderam se divertir com atrações além de adquirir produtos da feira do empreendedorismo inclusivo

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
Foi realizado no último sábado (24), em Belém, o Arrasta TEA, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa). A programação especial inclusiva na Fundação Curro Velho, na capital do estado, contou com diversas atrações, como quadrilha junina, banda musical inclusiva, grupos de dança e feira do empreendedorismo inclusivo.

O evento reuniu diversas famílias, principalmente levando crianças e adolescentes autistas, já que a festa foi pensada no conforto das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), incluindo um espaço de acomodação sensorial, cadeiras de roda disponíveis para locomoção e o som mais baixo das músicas. Segundo a coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, o Arrasta TEA foi um exemplo para outros eventos:

“A grande adesão ao nosso Arrasta TEA mostra a importância da realização de eventos que acolham todas as deficiências e é possível fazer. Fizemos em eventos alusivos ao carnaval e Copa do mundo, além de espaços em estádios de futebol e agora com a festa junina. Isso se torna um exemplo para todas as instituições privadas e públicas realizem seus eventos inclusivos”, declarou a coordenadora.

Além da apresentação de grupos de dança e banda musical formados por pessoas com TEA, a iniciativa contou com oito barracas que formaram a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, espaço dedicado em eventos da Cepa para divulgação e comercialização de produtos confeccionados por pessoas com autismo, familiares ou associações. Neste Arrasta TEA foram comercializados alimentos típicos de festas juninas, como bolos, doces, vatapá, arroz com galinha e muito mais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?