26/06/2023 às 08h54min - Atualizada em 26/06/2023 às 08h54min

São João é homenageado com grupos folclóricos e quadrilhas juninas no arraial de Belém

Na noite de São João, o público lotou a praça Waldemar Henrique, para acompanhar a programação

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
Os moradores de Belém celebraram o Dia de São João, 24 de junho, acompanhando na praça Waldemar Henrique o que há de melhor da cultura popular da cidade. Grupos de toada, Boi Bumbá e as quadrilhas juninas encantaram a noite de sábado dedicado ao santo junino e quem foi ao espaço participar do Tamo Junto e Misturado - Arraial de Belém aproveitou a festa.

A programação junina, iniciada no dia 15 deste mês e que segue até o próximo dia 30, é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultura de Belém (Fumbel).

Concurso

O primeiro dia da fase final do concurso de quadrilhas levou ao palco nove grupos juninos, que coloriram o Piano Palco com seus figurinos produzidos com cores fortes e brilhantes. O público lotou a arquibanca coberta e também a área ao lado do tablado.

A gerente de loja Michele Fernandes, de 30 anos, estava na expectativa de ver a quadrilha Tradição Junina, do bairro do Bengui. A jovem  levou sua filha, a pequena  Maria, de oito meses, para curtir desde cedo a festa de São João. "Estou gostando muito, vim ver a quadrilha que eu torço: a Tradição Junina. Aproveitei para trazer minha filha, que desde cedo já vai comemorar o São João".

A autônoma Gisele Siqueira, de 38 anos, acompanhou pelo terceiro dia o arraial de Belém e destacou a organização e a beleza do concurso. "Gosto muito de acompanhar as quadrilhas. Estou adorando este ano, a estrutura está boa, com espaço à vontade para quem quer acompanhar a festa até sentado".

A final da competição foi realizada neste domingo (25) com apresentação de 11 quadrilhas. No dia 30 de junho, serão conhecidas as dez primeiras colocadas, que serão premiadas.

Integrante da quadrilha Roceiros do Arrastapé, do distrito de Icoaraci, que se apresentou neste sábado, Marcos Azevedo, de 20 anos, ressaltou a confiança para o resultado final. "Hoje (sábado) foi uma dia especial para a nossa apresentação, por ser São João. Estamos com muita expectativa para resultado, pois fizemos o possível e tudo deu certo".

Concha 

O palco da Concha Acústica ocorreram as apresentações dos grupos da cultura popular paraense, como Boi Bumbá, pássaros juninos e grupos Parafolclórico Iaçá, Mapinguari e Muiraquitã. 

A comerciante Wal Braga, de 53 anos, foi toda caracterizada para acompanhar a apresentação dos grupos na concha e celebrar a data simbólica, dedicada a São João. "Vim comemorar esse dia de São João com a nossa cultura popular. Adoro as toadas, os grupos, os bois".

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?