26/06/2023 às 11h34min - Atualizada em 26/06/2023 às 11h34min

Guia de Raças: conheça o Papillon, o ‘cão borboleta’

De pequeno porte, o cãozinho é um ótimo companheiro para toda a família

com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Shutterstock
Este é um cãozinho de origem europeia, mas não há um consenso sobre qual seja o seu país de origem, ficando entre a França e a região de Flandres, na Bélgica . A raça é descendente direto de cães spaniels e já recebeu nomes como Spaniels Anão Continental e Esquilo Spaniel, devido ao  formato de sua cauda.

Seu nome mais conhecido hoje também se deve à semelhança do cãozinho a um outro animal, Papillon, que significa borboleta em francês – o  formato das orelhas remete às asas de uma borboleta.

Criado como um animal de companhia, o cãozinho se tornou muito popular pela Europa, sendo retratado em diversas pinturas do século 16, como a famosa “Vênus de Urbino”, pintor Ticiano Vecellio. A raça era muito querida entre famílias nobres, especialmente entre mulheres – acredita-se que Maria Antonieta, rainha da França, tinha um pet da raça.

As orelhas eretas do Papillon nem sempre foram assim, surgindo apenas ao final do século 19. E, embora sejam da mesma raça e possam nascer em uma mesma ninhada, a variação com orelhas caídas passou a ser chamada de Phalène, que significa mariposa.


Comportamento e características

O cãozinho considerado do  grupo Toy  pode medir cerca de 28 cm e pesar entre 2 kg e 5 kg. Tem uma pelagem fina e sedosa, com “franjas” nas orelhas e esvoaçantes na cauda, pode ser encontrado em diferentes variações de cores, mas sempre com o branco predominante.

O Papillon é um animal de estimação muito alegre, extrovertido, brincalhão, inteligente e obediente, sendo um grande companheiro para a família. Mesmo pequeno, não é do tipo tímido ou agressivo, embora não goste de ficar por muito tempo no colo, pois é um pet ativo e prefere explorar o ambiente.

Ele convive muito bem com outros animais de estimação e com crianças, mas é importante se ter cuidado com as brincadeiras, pois podem machucar o cãozinho. Um pet muito apegado aos tutores, não é indicado para famílias que passem longos períodos fora de casa, pois esse pet não lida bem com a solidão.


Cuidados básicos

Apesar de ter pelos relativamente longos, o Papillon não costuma dar trabalho para cuidar. Seus pelos não são propensos a criar nós e não se soltam muito, bastando uma ou duas escovações semanais para deixar tudo em ordem.

Os banhos também não precisam ser tão frequentes, apenas em casos de necessidade como sujeira ou recomendação médica.


Cuidados com a saúde

O Papillon tem uma boa expectativa de vida – de 12 a 16 anos -, mas é importante seguir uma rotina saudável, com boa alimentação, atividades físicas e visitas regulares ao  médico-veterinário.

Por ser um pet de pequeno porte, é importante ter cuidado com os móveis da casa, especialmente camas e sofás, pois ele adora escalar e pode se machucar com a queda, caso seja um animal sem muito acesso a áreas externas, é importante que se  corte as unhas regularmente para que o pet não escorregue e sofra acidentes.

A raça é propensa a problemas como luxação patelar , quando ocorre o deslocamento de um osso do joelho, Atrofia Progressiva da Retina , e doença periodontal, por isso é importante habituá-lo a higiene bucal desde filhote. A raça é sensível à anestesia, tornando  procedimentos cirúrgicos ainda mais complicados.

Alguns cães nascem com a fontanela aberta, um ponto fraco na cabeça que pode matar o Papillon a qualquer golpe ou pancada acidental.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?