03/07/2023 às 08h37min - Atualizada em 03/07/2023 às 08h37min

XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas encerra com premiações e atrações culturais

O evento encerrou o Arraial de Todos os Santos 2023, que contou com 30 dias de festa

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
A Fundação Cultural do Pará realizou a entrega dos prêmios para as quadrilhas vencedoras do XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas neste sábado (01). O evento encerrou o Arraial de Todos os Santos 2023, que contou com 30 dias de festa e passou por todos os espaços da FCP. 

O Concurso é o momento mais aguardado do Arraial e, durante os 15 dias de apresentações, reuniu um público de mais de 200 mil pessoas. Ao todo, mais de 140 quadrilhas estiveram na Praça do Povo, entre adultas e mirins, representando mais de 40 municípios do Estado. As performances conquistaram a apreciação do público, que acompanhou fielmente a apuração do resultado na última.

Conforme previsto no edital do XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, foram premiados 20 grupos adultos e 10 mirins. As misses, os coreógrafos, os estilistas e os marcadores também foram avaliados. O evento foi transmitido, da abertura até o encerramento, pelo canal do YouTube da Fundação Cultural do Pará.

As premiações foram entregues pelo presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, pelo presidente da Funtelpa, Miro Sanova, e pela Secretária de Cultura, Úrsula Vidal. Confira a lista completa dos campeões e campeãs clicando aqui.

A quadrilha mirim vencedora do concurso foi a Explosão Junina de Soure, cuja Miss Caipira emplacou o primeiro lugar da categoria. Eles também levaram o prêmio de melhor estilista e coreógrafo. Além deles, o grupo Romeiros Juninos se destacou por ter classificado todas as suas misses entre os três primeiros lugares. O grupo ficou em segundo lugar na colocação geral.

Na categoria adulta, a quadrilha Fúria Junina foi a grande vencedora do concurso, emplacando ambas suas misses Caipira e Morena Cheirosa nos terceiros lugares de cada categoria. Em seguida, a Tradição Junina do Bengui ficou em segundo lugar, com sua Miss Caipira na mesma colocação. O terceiro lugar ficou com o Fuzuê Junino, cuja Miss Simpatia foi declarada vencedora. 

Das 50 Misses Caipiras da Diversidade, apenas três levaram a premiação para casa. Em primeiro lugar, Yorrana Molins; em segundo lugar, Stefanny Sampaio; e em terceiro lugar, Linda Luly.

Arraial 

O maior arraial da Amazônia alcançou um público de mais de 200 mil pessoas. O evento promovido pela Fundação Cultural do Pará contou com programação na Casa das Artes, no Teatro Waldemar Henrique, no Curro Velho e no Centur.

A abertura oficial contou com a Revoada dos Pássaros, que atraiu um público de mil pessoas na Casa das Artes. O cortejo ocorreu no dia 03 de junho como um convite à apresentação que os grupos fariam no Teatro Waldemar Henrique, do dia 21 a 25. Além dos Pássaros, estiveram presentes os Cordões de Bichos, em uma manifestação cultural exclusivamente paraense. Ambos os eventos contaram com a presença da Mestra Iracema Oliveira. 

O Curro Velho foi palco do seu tradicional Auto Junino, ocorrido nos dias 09, 10 e 11 de junho. O evento teve média de 1.500 pessoas por noite e homenageou o poeta, dramaturgo e professor, João de Jesus Paes Loureiro. Mais de 160 crias parriciparam do espetáculo de abertura, intitulado "Abre o livro, João!". A programação foi resultado das oficinas de Iniciação Artística, promovidas pelo espaço no primeiro semestre.

O concurso das quadrilhas chegou ao Centur no dia 16, com apresentação das quadrilhas na Praça do Povo, e atrações culturais na Praça do Artista. Foram 10 quadrilhas por noite, cujas performances foram transmitidas, ao vivo, para todos os municípios do Pará. 

A apresentação de grupos de Boi, Toada e parafolclóricos se deu através do edital de Credenciamento a partir deste ano. A participação, por região, dos grupos de folguedo não tem sido muito expressiva, e isso pode ser explicado pelo fato do edital não estabelecer cotas de região.

A Secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, ressaltou a importância de se manter viva a tradição junina no Pará. "Essa é uma celebração da cultura popular que acontece há mais de 20 anos. É o resultado do esforço que os guardiões e guardiãs fazem pelo seu bairro, pela sua rua", explicou a Secretária.

"Estamos falando também de economia. Há tantos profissionais envolvidos nas confecções dessas indumentárias maravilhosas. É uma celebração linda do amor pela cultura", parabenizou Úrsula. 

O Arraial de Todos os Santos finalizou sua programação cultural neste domingo (2), com a apresentação de grupos de bois e parafolclóricos.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?