04/07/2023 às 08h32min - Atualizada em 04/07/2023 às 08h32min

Escritores paraenses recebem premiação literária Bruno de Menezes

O concurso selecionou duas obras inéditas de autores paraenses nos gêneros Poesia e Literatura Infantil

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Divulgação
Seis escritores foram contemplados pelo edital Literário Bruno de Menezes, lançado no ano passado durante a realização da Bienal das Artes, pela Prefeitura Municipal de Belém, via Fundação Cultural de Belém (Fumbel), em um iniciativa destinada ao fomento da produção literária paraense.

O concurso selecionou duas obras inéditas de autores paraenses nos gêneros Poesia e Literatura Infantil. Os vencedores receberão a premiação simbólica sob a forma de edição e a publicação de 1.000 exemplares de seus livros, que será entregue nesta terça-feira (4) na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci, a partir das 17 horas.

As obras vencedoras, no gênero Poesia, foi Adriano Tadeu Abbade, com a obra "Transversais". No gênero Literatura Infantil a vencedora foi Inara de Araújo Carvalho, com a obra "Vem que eu te conto... Belém de A a Z".

Em obras para Menção Honrosa, no gênero Poesia, o destaque foi para Rosângela Araújo Darwich, com a obra "Rimas Falsas", e Rafael Fernando Serrão Chaves, com a obra "Devir periférico da (RE)Existência".

Na Literatura Infantil, em Obras para Menção Honrosa, foram Adonai da Silva de Medeiros, com "No teto, o Bem-Te-Vi", e José Antônio de Sousa Neto, com a obra "Gabriel dos Sentimentos de aluguel".

Premiação fomenta a produção literária local 

Ao todo, 78 escritores foram habilitados a participar da segunda fase do concurso, com as obras dos candidatos avaliadas por um júri técnico que analisou critérios importantes como: originalidade, qualidade técnica e domínio da linguagem.

“O edital foi o meio democrático que permitiu produzir o livro. Vinte por cento das obras serão distribuídas pela Prefeitura de Belém, entre as bibliotecas públicas, escolares municipais e bibliotecas comunitárias, garantindo assim a difusão literária paraense para que a obra circule nas bibliotecas e nas mãos dos adeptos da leitura.

Serviço

A premiação do concurso Literário Prêmio Bruno de Menezes é nesta terça-feira, 4, às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha/Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci, localizada na rua Siqueira Mendes, S/N, na esquina da travessa São Roque.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?