05/07/2023 às 08h06min - Atualizada em 05/07/2023 às 08h06min

2ª edição projeto “Uma noite no Museu” ocorre nesta sexta-feira (7)

Ação gratuita inclui visitas guiadas noturnas aos museus do Estado, feira de economia criativa e apresentações artísticas

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
No próximo dia 07 de julho, às 18h, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza mais uma edição do projeto “Uma noite no museu”, uma oportunidade para visitações noturnas gratuitas a alguns museus do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), no bairro da Cidade Velha. O sucesso da primeira edição em junho, que contou com mais de 10 mil visitantes, tornou a iniciativa permanente e agora passará a ocorrer toda a primeira sexta-feira à noite, a cada mês. A novidade desta edição inclui o Museu do Círio e a realização do projeto Preamar da Criatividade, que reúne diversos empreendedores locais e discotecagem, na praça da Fonte.

“A primeira edição foi um sucesso de público - uma prova de que a população tem sede de vivenciar seus centros históricos no período noturno. E os museus são equipamentos aglutinadores desse interesse e irradiadores da política de educação patrimonial. Nesta segunda edição, decidimos incorporar algumas sugestões dos visitantes e incluiremos uma programação agregada com feira de empreendedores e uma música gostosa, garantindo um ambiente ainda mais aprazível para quem for curtir mais ‘Uma Noite no Museu”, considera a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. 

A iniciativa da Secult busca ampliar e democratizar o acesso aos museus para um público diverso, assim como proporcionar uma nova experiência de diálogo com os espaços museais. A partir das 18h, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu do Forte, Museu de Arte Sacra e Museu do Círio seguem abertos para receber o público. Em primeira mão, quem visitar o Complexo Feliz Lusitânia neste dia e horário, poderá conferir duas novas exposições: “Amazônia Presente”, na Casa das Onze Janelas, e “Uma poética natural”, no Museu de Arte Sacra. No Forte do Castelo, também será possível participar de  uma ação de observação astronômica. 

A mostra “Amazônia Presente” tem a curadoria de John Fletcher e Alexandre Sequeira, e reúne mais de 150 obras entre fotografias, pinturas, esculturas, réplicas etnográficas e gravuras. O acervo conta com obras de artistas, principalmente, amazônidas, e tem por objetivo trazer um diálogo das temporalidades amazônicas, as peças expostas mostram visões dos artistas sobre o seu próprio território. A exposição pode ser conferida nas salas Ruy Meira, Gratuliano Bibas e Valdir Sarubbi. 

A exposição “Uma poética natural” reúne peças do antigo acervo do Centro de Preservação da Arte, Ciência e Cultura Indígena (CPAI), em Santarém, além de obras de coleções particulares e trabalhos de dois artistas convidados: Francelino Mesquita e Maurileno Sanches. A mostra apresenta a expressividade da madeira, e seus derivados, na produção da arte popular brasileira. Artefatos, objetos, obras de arte e alguns elementos trazem releituras das formas humanas e outros representativos das espécies de animais, fazem parte da exposição.

A realização noturna do Preamar da Criatividade também é uma das grandes apostas da Secult para deixar a programação mais diversificada. A ação, também gratuita, valoriza a economia criativa da região, por meio do incentivo a pequenos produtores locais que expõem e comercializam seus produtos, além da apresentação de artistas regionais. Nesta edição, 12 expositores de variados segmentos como: artesanato, decoração, arte indígena e gastronomia, participam da iniciativa, além das discotecagens da DJ Nat Esquema, que se apresenta a partir das 19h, na praça da Fonte, na área externa da Casa das Onze Janelas. 

Para o diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Estado (SIMM), Armando Sobral, os visitantes vão se surpreender com a programação que traz renovação nas vivências de espaços museais. “Acreditamos que assim como na primeira edição, será um grande encontro. Os museus se fortalecem, se tornam mais representativos e democráticos com ações dessa natureza. Eu acho que a visita noturna, mais do que uma experiência peculiar, de visitar um museu no horário ao qual ele não abre normalmente e também ver esses espaços numa perspectiva diferente, como é olhar pra cidade também numa situação ao qual normalmente nós estamos buscando outros ambientes e outros outros espaços de convivência. Eu acho que a cultura pode estar ali movimentando e modificando essa percepção do sujeito com o seu próprio lugar”. 

Serviço:

2ª edição do projeto 'Uma noite no Museu'
Local: Complexo Feliz Lusitânia - Praça Frei Caetano Brandão, S/n
Preamar da Criatividade - Praça da Fonte
Horário: a partir das 18h
Entrada franca
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?