06/07/2023 às 08h51min - Atualizada em 06/07/2023 às 08h51min

Crianças aprendem brincando sobre segurança no trânsito durante programação especial de férias

Na próxima quarta-feira (12) as atividades serão direcionadas à faixa etária de nove a 12 anos

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
Atividades lúdicas, contação de histórias, interação: a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com o Shopping It Center, realizou colônia de férias, nesta quarta-feira, 5, nas dependências do empreendimento, direcionada aos filhos de funcionários da Semob e do shopping.

A diretora Superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, explicou que o objetivo da programação especial foi proporcionar aprendizado e lazer à criançada, com atividades lúdico-pedagógicas voltadas para a educação de trânsito, além de oportunizar maior interação e conhecimento do local de trabalho dos pais.

A programação especial de férias foi prevista para acontecer em duas quartas-feiras. Hoje, as atividades foram direcionadas às crianças na faixa etária de cinco a oito anos. Na próxima quarta-feira, 12 de junho, as atividades serão direcionadas à faixa etária de nove a 12 anos.

Diversão

A turminha aproveitou para gastar as energias com muita diversão e dinâmicas pedagógicas. Houve contação de história, palestra de educação e segurança no trânsito (com teatro de bonecos) e pintura de desenhos sobre o tema, além do jogão educativo e do lanche servido à criançada. Essas atividades ocorreram de 9h às 12h.

Antes das dinâmicas, a criançada teve a oportunidade de conhecer as dependências da Semob e visitou os setores da sede administrativa, que funciona no segundo piso do IT Center, locais de trabalho dos pais. As crianças puderam, também, conversar com um agente de trânsito, que demonstrou o uso de intermitentes sirenes da motocicleta e explicou a função do Agente da Autoridade de Trânsito. Durante a tarde, de 14 às 17 horas, as crianças assistiram a uma sessão de cinema, com o filme de animação "Encanto". 

Aprendendo brincando

Numa sala especial disponibilizada pela administração do shopping, as crianças participaram das atividades lúdico-pedagógicas. Na contação de história, aprenderam a mensagem de que, se você quer alguma coisa de alguém, sempre peça. Elas prestaram bastante atenção na história contada pelos arte-educadores da Semob, que fazem parte da Chefia de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET).

A agente de educação para o trânsito Karime Rodrigues perguntou às crianças o que é trânsito. Cada uma delas foi citando um elemento, como carro, rua, sinal. Depois, o Miguel acertou o que representa cada cor do semáforo. Isabela disse que para atravessar na faixa de pedestre, onde não tem semáforo, é necessário olhar para os dois lados. Todos aprenderam que também é preciso dar o sinal de vida (aceno) para poder atravessar. “Somente assim, os condutores irão saber que vocês pretendem atravessar na faixa”, observou a agente de trânsito.

O pequeno Thales disse que conhece ciclofaixa e explicou que é por onde o ciclista deve pedalar. Todos aprenderam sobre os itens de segurança para andar de bicicleta, como o capacete, joelheira, cotoveleira e luvas. Leon foi o ajudante e usou todos os itens. Após muitos palpites e gritaria, alguns acertaram que a criança só pode andar de motocicleta a partir de 10 anos e sobre a importância de usar o capacete. E, ainda, somente a partir de 10 anos, e com 1,45 m de altura, a criança pode andar no banco do carona do carro e sempre usando o cinto de segurança.

Lúdico

Até a bonequinha Lilica aprendeu o que foi explicado na palestra sobre segurança no trânsito. A dorminhoca que faz tudo errado no trânsito foi, várias vezes, corrigida pela criançada esperta. Lilica garantiu que não vai mais andar solta dentro do carro e nem colocar a cabeça para fora do ônibus e muito menos jogar lixo de dentro do coletivo.

Ao final da dinâmica da manhã, as crianças puderam brincar no espaço decorado com motivos de férias e preparado especialmente para elas. Ainda responderam às perguntas sobre o que foi explicado e mostraram que assimilaram tudo direitinho. 

Receptividade

A dona de casa Francinete Santos, mãe do Thales, considerou maravilhosa a iniciativa. “Esse é o período em que as crianças ficam de férias e em casa. As atividade lúdicas são uma oportunidade para tirar a criança do eletrônico”, pontuou Francinete.

Já a auxiliar de professor Jeosislene Santos considerou a importância de tratar a segurança no trânsito de forma lúdica. “Eles aprendem com mais facilidade e levam para a vida deles”, observou. Mãe de Mikael, Jeosislene disse que ele é bastante agitado em casa. “As atividades serviram também para ele descarregar as energias”.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?